Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

PSB-AC ainda não discutiu apoio à Marina, mas deve seguir PS
A gente vai trilhar pela decisão que eles tomarem", diz representante. Presidente municipal acredita que candidatura "facilitaria" para candidatos.
PSB-AC ainda não discutiu apoio à Marina, mas deve seguir PS
Foto: g1.globo.com

O nome de Marina Silva, como candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Presidência da República, no lugar de Eduardo Campos, morto em acidente de avião na última quarta-feira (13), só deverá ser anunciado na próxima quarta-feira (20). No Acre, a executiva do partido diz que a questão ainda não foi discutida, mas que deverá seguir a orientação nacional.

"Preservamos a questão do sentimento e não discutimos política nesse momento. Mas a gente vai trilhar pela decisão que eles tomarem", comenta Evandro Rosas, um dos representantes do partido no estado.

Rosas diz que embora pese o fato de Marina ser acreana, o que prevalece para a executiva estadual é a questão da fidelidade ao projeto nacional. Ressaltando ainda o apoio que estava sendo dado à candidatura de Eduardo Campos até então.

"A executiva estadual e as municipais aqui estavam fazendo campanha para o Eduardo Campos e em nenhum momento tivemos dúvida, trabalhamos com a candidatura do partido. Sendo a Marina, vamos trabalhar também na candidatura do partido", enfatiza.

Porém, o representante acredita que ter a ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula como candidata pode acabar beneficiando candidatos do partido no estado. "Isso pode até facilitar para quem é candidato a deputado estadual num possível voto de legenda", comenta.


Entenda o caso
O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Ele tinha completado 49 anos no último domingo. A bordo da aeronave, estavam sete pessoas, dos quais cinco passageiros e dois tripulantes.
Marina Silva
A ex-senadora, que era vice na chapa de encabeçada por Campos, se filiou ao PSB em outubro de 2013 depois que seu partido, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu registro no Tribunal Superior Eleitoral para disputar as eleições deste ano.
saiba mais
PSB no AC lamenta morte de Eduardo Campos
PSB escolhe Marina Silva para ser candidata no lugar de Campos
Tião viaja nesta quarta para prestar solidariedade à família de Campos
Governo do Acre decreta luto oficial pela morte de Eduardo Campos
Eduardo Campos morre em Santos após queda do avião em que viajava
Neste dias após a morte de Campos, ela não tem falado publicamente sobre política e não fez comentários sobre assumir ou não a vaga de candidata.

Líderes do PSB se reuniram na noite de sexta (15) em um hotel de São Paulo para conversar sobre a candidatura. Entre eles, estavam o presidente do partido, Roberto Amaral, o governador de Pernambuco, João Lyra, e os deputados federais, Júlio Delgado (MG) e Márcio França (SP).

Mais cedo, eles estiveram com Marina, também na capital paulista, e receberam dela o aval para a candidatura.

Ao saírem da reunião de dirigentes, já na madrugada deste sábado, integrantes do PSB confirmavam que, apesar do anúncio oficial ser feito na quarta (20), o nome de Marina já era dado como certo, com um vice na chapa que deve ser um integrante do partido, e não de uma sigla aliada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir