Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2014

Deslizamentos de terra deixam 36 mortos e dezenas de feridos
As fortes chuvas que atingiram nesta quarta-feira (20) a cidade de Hiroshima, no oeste do Jap�o, provocaram alagamentos e v�rios deslizamentos de terra, deixando pelo menos 36 mortos e dezenas feridos. O n�mero de v�timas pode aumentar conforme as equipes
Deslizamentos de terra deixam 36 mortos e dezenas de feridos
Foto: g1.globo.com

A Ag�ncia Meteorol�gica japonesa (JMA) declarou o alerta para precipita��es nesta regi�o montanhosa, que teve o volume recorde de 243 mil�metros nas �ltimas 24 horas, o que provocou inunda��es e deslizamentos de terra em v�rias �reas da regi�o.

A pol�cia e os bombeiros receberam dezenas de alertas de pessoas soterradas ou arrastadas pelas cheias de canais e rios, segundo a Ag�ncia "Kyodo".

Entre as v�timas mortais estavam dois irm�os, de dois e onze anos, que ficaram soterrados na zona rural, assim como um idoso de 77 anos que foi arrastado pela �gua perto da cidade de Hiroshima, onde o rio Nenotanigawa (afluente do Ota) registrou cheias recordes. Um bombeiro que participava das opera��es de resgate tamb�m morreu, segundo a emissora estatal "NHK".

Apesar da forte chuva que caiu em Hiroshima, atingindo �ndices recordes, os primeiros alertas de evacua��o foram emitidos somente depois que a trag�dia come�ou nas �reas de risco, principalmente perto de morros.

Quase mil pessoas ficaram desabrigadas e est�o temporariamente em centros comunit�rios e escolas. Outros moradores n�o tiveram as casas danificadas, mas est�o em abrigos porque h� risco de ocorreram mais deslizamentos de terra.

As For�as de Autodefesa do Jap�o est�o participando das opera��es de resgate, j� que o n�mero de v�timas pode aumentar na medida em que as equipes de busca vasculham os escombros dos pr�dios afetadas pelos deslizamentos.

O primeiro-ministro do Jap�o, Shinzo Abe, interrompeu seu per�odo de f�rias na prefeitura de Yamanashi (no centro do pa�s) para coordenar as opera��es e deu instru��es para serem feitos "todos os esfor�os", destacou a ag�ncia "Kyodo".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir