Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2014

Ebola assusta turistas brasileiros com viagem marcada
Preocupa��o atinge mesmo quem vai para longe do epicentro da doen�a. Risco � m�nimo, diz OMS; ag�ncias de turismo esclarecem clientes.
Ebola assusta turistas brasileiros com viagem marcada
Foto:g1.globo.com

A epidemia de ebola que matou mais de mil pessoas em uma regi�o da �frica Ocidental est� preocupando turistas brasileiros que v�o passar f�rias no continente � mesmo os que ir�o para destinos a milhares de quil�metros da �rea afetada. O v�rus com alto grau de letalidade deixou mais de 1.300 mortos na Guin�, Serra Leoa e Lib�ria. Tamb�m houve cinco casos na Nig�ria.

Agentes de turismo relatam que t�m recebido liga��es de clientes com viagem marcada para pa�ses como �frica do Sul, Qu�nia e Tanz�nia, que querem se informar sobre os riscos de viajar para l� neste momento.
"Tem bastante gente preocupada e pedindo informa��es. Mas mostramos o mapa com as dist�ncias, explicamos a dificuldade de o v�rus chegar aos pa�ses com os quais a gente trabalha e eles acabam se tranquilizando", diz Eliane Barzilay, consultora da Safari 365, que s� trabalha com destinos africanos.
Segundo Eliane, houve apenas uma desist�ncia entre seus clientes em raz�o do v�rus: um casal de idosos que viajaria com parentes para �frica do Sul, Botswana e Z�mbia. "O resto da fam�lia vai, mas a senhora tem mais de 80 anos, a sa�de debilitada, e entrou em p�nico. O marido admitiu que n�o � um medo l�gico, mas eles preferiram n�o ir", conta ela.
Ela diz que houve tamb�m quem esperasse algumas semanas antes de fechar o pacote para acompanhar a evolu��o da epidemia.
A consultora, que trabalha com destinos africanos h� 14 anos, lembra que os pa�ses infectados est�o no Hemisf�rio Norte, enquanto os destinos tur�sticos procurados pelos brasileiros ficam no Hemisf�rio Sul. "Al�m de tudo n�o h� voos diretos entre eles. Algu�m que est� no sul da Europa corre mais risco do que algu�m que est� na �frica do Sul. � como se no Brasil a gente estivesse preocupado com algo que acontece no Canad�", compara.
Nesta quinta-feira (21), autoridades sul-africanas anunciaram o fechamento de suas fronteiras a pessoas procedentes de Guin�, Lib�ria e Serra Leoa.


EBOLA
V�rus mortal tem sua maior epidemia
�frica em alerta
hist�ria da doen�a misteriosa
perguntas e respostas
"Cuidado com o ebola"
Com viagem marcada para a �frica do Sul em setembro, Thais Fiuza, de 29 anos, diz que se tranquilizou quando buscou mais informa��es sobre a epidemia de ebola. Mas amigos e familiares n�o est�o t�o despreocupados. "A primeira coisa que me falam quando digo que vou para a �frica �: "cuidado com o ebola". As pessoas generalizam quando se fala em �frica", diz.
Rec�m-chegado de uma viagem de dez dias � �frica do Sul, o aposentado M�rio Henrique Neves, de 62 anos, afirma que n�o se sentiu em risco, mas teve que acalmar sua m�e, que achou que um resfriado que ele pegou no voo de volta poderia ser ebola. "Liguei para a minha m�e fungando um pouco na volta. Depois disso ela n�o conseguiu falar comigo por um problema nos meus telefones e entrou em parafuso. Ligou para a minha sogra, dizendo: "ele veio da �frica, est� com ebola"", conta ele, rindo.
Segundo a Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS), o risco de infec��o de viajantes pelo ebola � "muito baixo, j� que a transmiss�o de pessoa a pessoa s� se d� com o contato direto com os fluidos corporais ou secre��es de um paciente infectado". A OMS n�o recomenda restri��es de viagens nem para os pa�ses que apresentam transmiss�o do v�rus.
Os pa�ses infectados est�o no Hemisf�rio Norte e os destinos tur�sticos procurados por brasileiros, no Hemisf�rio Sul. � como se no Brasil a gente estivesse preocupado com algo que acontece no Canad�"
Eliane Barzilay, consultora de turismo especialista em �frica
"O ebola n�o se transmite pelo ar. A coisa est� acontecendo, mas n�o � uma situa��o alarmante. A �frica � muito grande, s�o 54 pa�ses em um continente", afirma Adriano Mellenberg, gerente geral da operadora brasileira Taks Tour.
Ele conta que tem recebido liga��es de clientes com viagem marcada at� para o Ano Novo. "Temos uma infinidade de pacotes fechados para o r�veillon. Mas o tom dos clientes � tranquilo, eles buscam mais o esclarecimento", diz.
A empresa fez um comunicado com informa��es sobre a doen�a para os viajantes. Um dos t�picos afirma que os pa�ses afetados est�o at� menos distantes de algumas cidades brasileiras do que de muitos destinos tur�sticos na �frica � s�o 5.800 km para Joanesburgo e 3.500 km para o Recife, por exemplo.
A primeira coisa que me falam quando digo que vou para a �frica do Sul �: "cuidado com o ebola". As pessoas generalizam quando se fala em �frica"
Thais Fiuza, que viaja em setembro para l�
Preju�zo para turismo e neg�cios
Segundo a ag�ncia "Reuters", visitantes dos EUA, da Europa e principalmente da �sia est�o cancelando ou adiando viagens � �frica por causa do ebola, mesmo quando o destino est� longe do epicentro da doen�a.
O medo do ebola tamb�m est� prejudicando as viagens de neg�cios e eventos de investimento na �frica, ainda de acordo com a "Reuters".
"Vimos um grande n�mero de cancelamentos da �sia, e os n�meros de grupos que est�o viajando s�o menores", afirmou � ag�ncia Hannes Boshoff, diretor-gerente da ERM Tours, sediada em Johanesburgo, que organiza viagens para pa�ses no sul da �frica. "Muitos clientes veem a �frica como um �nico pa�s", completou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir