Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2014

Lindberg quer transformar trens em metrô na superfície no RJ
Candidato falou com eleitores no Largo do Machado, Zona Sul. "Quero manter as UPPs", ressaltou ele, durante caminhada.
Lindberg quer transformar trens em metrô na superfície no RJ
Foto: g1.globo.com

O candidato a governador do Rio Lindberg Farias (PT) quer dinamizar a circulação dos trens na Região Metropolitana adaptando os trilhos para um sistema semelhante ao do metrô. O candidato comentou as propostas caso seja eleito durante uma caminhada no Largo do Machado, no Catete, Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (25). Lindberg falou com idosos, jovens e comerciantes da região e fez a caminhada até o bairro da Glória acompanhado da candidata a deputada estadual Benedita da Silva.

Dentre as ideias para agilizar as viagens de trem, o candidato falou em reduzir as passagens de nível, diminuir os intervalos e aumentar a velocidade dos coletivos. "Você passa pelo Centro de São João de Meriti e tem carro de um lado e de outro da ferrovia, é aberto. Se você conseguir isolar alguns pontos e em outros mergulhar [os trilhos], está atingindo aí uma quantidade de gente muito grande. Esse é meu projeto prioritário, transformar as linhas de trem em metrô da superfície", explicou.

O candidato do Partido dos Trabalhadores falou também que uma das soluções para a questão da mobilidade é criar mais empregos nos outros municípios da Baixada e Grande Rio, para diminuir o fluxo de trabalhadores para a capital.
"Se você não criar empregos na Baixada fluminense, em São Gonçalo, na Zona Oeste do Rio, esse problema de mobilidade vai se agravar", disse.

Manter UPPs
Na ocasião, Lindberg comentou que, se ganhar nas urnas, a intenção é manter as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) como projeto de segurança pública no estado. O candidato usou o argumento de que "a pior coisa que existe é um governante que entra e para tudo que o outro estava fazendo".

"Nós vamos manter as UPPs, esse é um projeto importante, agora nós queremos fazer policiamento nos bairros, equilibrar um pouco mais isso. Não pode ser só ocupação policial, tem que ter escola de horário integral, ensino profissionalizante, atividades culturais. Temos que preparar a nossa juventude para o primeiro emprego", explicou o candidato do PT.

Apoio de Lula
Lindberg comentou também o apoio do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva à sua campanha veiculada na televisão, no horário eleitoral. O candidato caracterizou essa aliança como o "apoio mais forte que um existe hoje no Rio de Janeiro".
"É um apoio que vira voto. Nos ajuda nesse movimento de crescer nas pesquisas e de chegar à segunda posição [na disputa eleitoral] que é o nosso objetivo", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir