Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2014

Casal volta a estudar para fazer Enem por certificado e vaga
Luciano e Claudia fazem o 2� ano do ensino m�dio pelo EJA, no Rio. Eles querem a certifica��o e o ingresso no ensino superior.
Casal volta a estudar para fazer Enem por certificado e vaga
Foto: g1.globo.com

Moradores do Rio de Janeiro, Luciano Coelho Souza, de 39 anos, e Claudia Fernandes Dias dos Santos, de 42 anos, desistiram da escola antes de concluir o ensino m�dio, tiveram filhos, e decidiram retomar os estudos, juntos, neste ano. Eles se matricularam no primeiro ano do ensino m�dio, pelo Educa��o de Jovens e Adultos (EJA), na escola Garriga de Menezes, em Jacarepagu�, e querem este ano dar um passo a mais: far�o o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) para conseguir a certifica��o do ensino m�dio e tentar uma vaga ou uma bolsa na universidade.

"Trabalho como funileiro, e sem estudo n�o tenho possibilidade de crescer, alcan�ar uma ger�ncia, preciso ter diploma. Sem ele, fico estagnado", diz Souza, que cursou at� o segundo ano do ensino m�dio quando era adolescente, mas resolveu retomar os estudos agora desde o primeiro ano.
Claudia cursou s� at� a extinta 8� s�rie, hoje 9� ano, "porque era muito jovem, n�o dava ouvidos ao pai e n�o levava os estudos a s�rio." "A� eu casei, tive filhos e ficou mais complicado, fui deixando para vez mais para l�, mas sempre senti falta dos estudos. At� para ensinar minhas filhas [de 5 e 8 anos] com as li��es da escola, �s vezes me sentia exclu�da at� das conversas."
Ela soube das aulas do projeto Garriga Social da escola Garriga de Menezes e foi se informar, a princ�pio, para que o marido estudasse. Embora o col�gio seja particular, as aulas de EJA s�o gratuitas. Os alunos s�o admitidos ap�s an�lise do hist�rico escolar, n�o pagam mensalidade e ainda recebem o material did�tico. Souza incentivou a esposa a retomar os estudos junto com ele. A m�e de Claudia se prontificou a ficar com suas filhas durante � noite para que ela pudesse frequentar as aulas.


GUIA DO ENEM
Provas ser�o dias 8 e 9 de novembro
edital do enem
como funciona a pontua��o
dicas para as provas
como foi o �ltimo enem
simulado e guia de estudos
"No come�o fiquei um pouco acanhada porque era a mais velha da turma, mas depois foi tudo bem. O respeito dos amigos � grande. Estou me sentindo mais segura, mais viva, d� vontade de ir para a escola, o prazer aumenta a cada dia."
Eles dizem que o fato de estudar juntos s� ajuda, pois um incentiva o outro. Al�m da escola, eles dividem aulas particulares de matem�tica. "Temos o mesmo objetivo, de crescer, e n�o tem outra forma, a n�o ser estudando", diz Souza.
Com o Enem, querem conseguir a certifica��o do ensino m�dio, para isso � necess�rio ter uma pontua��o m�nima de 450 pontos em cada uma das �reas de conhecimento e 500 pontos na reda��o. A regra s� vale para quem tem no m�nimo 18 anos. Com a certifica��o do ensino m�dio, o casal pode disputar uma vaga pelo Sistema de Sele��o Unificado (Sisu) ou uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Souza pretende estudar algo na �rea de gest�o ou administra��o, Claudia ainda tem d�vidas, quer pesquisar mais, para cogita cursos como fotografia ou gastronomia.
"Na aula alguns professores est�o mais focados na prepara��o para o Enem, mas estudo um pouco em casa. Acredito que na hora da prova o nervosismo v� vir um pouco, mas logo eu me adapto e vai ser s� mais uma prova", afirma Claudia.
As provas
No total, 8.721.946 estudantes est�o aptos a fazer as provas do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro. No s�bado, dia 8, os participantes far�o as provas de ci�ncias humanas e ci�ncias da natureza, das 13h �s 17h30 (hor�rio de Bras�lia). No domingo, dia 9, ser�o aplicadas as provas de linguagens e c�digos, matem�tica e reda��o. Nessa data, o tempo do exame ser� mais longo, entre as 13h e as 18h30 (hor�rio de Bras�lia).
Segundo o MEC, ser�o impressas 18,3 milh�es de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile � estas tr�s �ltimas, para quem tem diferentes graus de defici�ncia visual) em 1.699 munic�pios do pa�s. Este ano, 785 mil funcion�rios v�o ajudar na realiza��o do Enem, entre coordenadores de locais de aplica��o, assistentes de coordena��o, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haver� 16,6 mil locais de exame.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir