Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2014

Cães são treinados para achar aves que põem em risco voos
Animais foram "contratados" para fazer parte do time de caça aos pássaros. Dois cachorros e gaviões identificam, capturam e afugentam aves.
Cães são treinados para achar aves que põem em risco voos
Foto: g1.globo.com

Dois cães farejadores foram "contratados" para fazer parte do time de caça aos pássaros que representam perigo para as aeronaves que pousam e decolam do Aeroporto do Internacional Tom Jobim, o Galeão, como mostrou o Bom Dia Rio desta terça-feira (26).
Um dos animais é da raça pointer, tem cinco meses e já está sendo treinado para a tarefa de identificar os ninhos de pássaros. O cachorro Athos agora faz parte de uma equipe que já conta com o Neil, um gavião que ajuda a afugentar e capturar aves que possam representar perigo para os aviões.

De acordo com a gerente de sustentabilidade do consórcio Rio Galeão, Milena Martorelli, desde 2013, os gaviões realizam esse trabalho.
"As aves trabalham com o afugentamento de outras aves que são risco para a segurança aeronáutica. Elas fazem a captura, afugentam e agora os cães estão entrando no time para poder trabalhar na identificação dos ninhos de pássaros aqui na pista e também identificação de carcaças de animais", afirmou Martorelli.

Na manhã desta terça-feira (26), Athos identificou um ninho com filhotes de quero-quero. Os filhotes são recolhidos pela equipe do consórcio, ficam um período no aeroporto e quando estão com tamanho adequado são encaminhados para área de soltura.

Também faz parte da equipe um gavião que faz trabalho exclusivo de captura de urubus. Em função do tamanho, o urubu pode causar danos na fuselagem do avião, inclusive no motor, representando um risco operacional grande. De janeiro até agosto deste ano, apenas no Aeroporto Internacional do Galeão ocorreram 23 colisões de aves em aviões.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir