Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2014

Primeiro caso de ebola é confirmado no Senegal
Doença foi registrada em cidadão da Guiné que entrou no país. Epidemia de ebola já matou mais de 1,5 mil pessoas desde março.
Primeiro caso de ebola é confirmado no Senegal
Foto: g1.globo.com

O primeiro caso de ebola no Senegal foi confirmado nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde do país, um importante centro para negócios na África.
Segundo a ministra Awa Marie Coll Seck, a doença foi confirmada em um cidadão da Guiné que foi ao país. A Guiné é um dos países afetados pela epidemia de ebola, que já matou mais de 1,5 mil pessoas desde março.
Os serviços de saúde da Guiné haviam informado na quarta-feira (27) sobre o desaparecimento "de uma pessoa infectada com o vírus do ebola que teria viajado ao Senegal", explicou a ministra em uma coletiva de imprensa.
"A pessoa foi localizada no hospital de Fann (em Dacar). Trata-se de um jovem que fez exames que comprovaram que estava com ebola", disse.
"Os resultados dos testes realizados no Instituto Pasteur deram positivo", explicou, acrescentando que "o dispositivo para evitar que a doença seja propagada foi reforçado".
saiba mais
OMS diz que epidemia de Ebola pode afetar até 20 mil pessoas
Número de mortos por ebola chega a 1.552, diz OMS
Este é o primeiro caso confirmado de ebola no Senegal, que faz fronteira com a Guiné, um dos três países mais atingidos pelo vírus.
"Estamos retomando todo o seu itinerário e avaliando todas as pessoas que permaneceram em contato" com este jovem guineano, indicou.
No dia 21 de agosto, o Senegal fechou suas fronteiras terrestres com a Guiné devido à epidemia, mais de três meses depois de tê-las reaberto.
Balanço da OMS sobre a epidemia de ebola aponta que 1.552 pessoas já morreram em decorrência da doença em quatro países africanos, de um total de 3.069 casos conhecidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir