Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-08-2014

Foi um prazer!
"Creio que uma forma de felicidade � a leitura", Jorge Luis Borges.
Foi um prazer!
Foto: www.maratimba.com

O reconhecimento pelas a��es em prol da cultura � gratificante. N�o tem pre�o. Durante a semana me envolvi de tr�s atividades voltadas, especificamente, para a literatura. Como disse, em outra oportunidade aos meus antigos professores, sou um eterno estudante de Letras!

Na semana passada, a convite da coordenadora do projeto "Conversando com escritores", Adriana Silva Oliveira, estive com os escritores Evandro Moreira, Jos� Marcelo Grillo e Maria Elvira Tavares Costa na Escola Professor Francisco Coelho �vila J�nior, em Cachoeiro de Itapemirim.

Na quinta-feira encontrei minhas mentoras Beatriz Fraga e Isis Gon�alves e participei, com a cronista que mais admiro na atualidade, C�lia Ferreira, da comiss�o julgadora municipal da Olimp�ada de L�ngua Portuguesa "Escrevendo o futuro". Uma manh� de muito trabalho na Secretaria Municipal de Educa��o de Cachoeiro de Itapemirim (Seme), mas em companhia agradabil�ssima. Nos divertimos fazendo o que mais gostamos. Ler!

A Olimp�ada tem car�ter bienal e, ap�s a prepara��o dos professores, realiza um concurso de produ��o de textos que premia as melhores produ��es de alunos de escolas p�blicas de todo o pa�s. Na 3� edi��o participam educadores e alunos do 5� ano do Ensino Fundamental ao 3� ano do Ensino M�dio, nas categorias: poema, mem�rias, cr�nica e artigo de opini�o.

Uma iniciativa do Minist�rio da Educa��o (MEC) e da Funda��o Ita� Social, com coordena��o t�cnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educa��o, Cultura e A��o Comunit�ria (Cenpec), a Olimp�ada de L�ngua Portuguesa tem como parceiros na execu��o das a��es o Conselho Nacional de Secret�rios de Educa��o (Consed), a Uni�o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa��o (Undime) e o Canal Futura. A comiss�o foi organizada pela professora L�cia Pinheiro.

Na sexta, tamb�m com C�lia Ferreira e Beatriz Fraga, juntando �s talentosas Ros�ngela Venturi e, novamente, com Maria Elvira Tavares Costa, participamos da mesa "Literatura (Re)significa��o da Realidade" na III Semana Acad�mica de Letras do Centro Universit�rio S�o Camilo.

A satisfa��o � maior ainda quando se faz algo para o pr�ximo. Ser significante (tanto no aspecto social quanto lingu�stico) � um fundamento primordial da condi��o humana e estar com quem admira, interagir e falar com eles � o b�nus da fatura. O significado disso n�o tem a menor import�ncia. � vol�til.

Todos somos amigos e encontr�-los nos mesmos ambientes, repetidas vezes, � um privil�gio. N�o esque�o que estivemos, todos, na Assembleia Legislativa recebendo a �ltima homenagem (Comenda Rubem Braga) das m�os do saudoso deputado Glauber Coelho. Surpresa prazerosa e inesquec�vel.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir