Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2014

Torcedora relata ameaças, admite erro e quer se retratar
Patrícia foi flagrada gritando "macaco" para o goleiro Aranha, do Santos. Advogado se reuniu pela primeira vez com a cliente nesta segunda-feira.
Torcedora relata ameaças, admite erro e quer se retratar
Foto: g1.globo.com

A torcedora do Grêmio flagrada ao gritar "macaco" para o goleiro Aranha, do Santos, no jogo pela Copa do Brasil, na quinta-feira (28) está arrependida e pretende se retratar. Quem garante é o advogado de Patrícia Moreira, Guilherme Rodrigues Abrão, que se reuniu pela primeira vez com sua cliente na manhã desta segunda-feira (1). A jovem de 22 anos não quis falar com a imprensa na chegada ao escritório.
Patrícia chegou ao local junto com uma amiga e irmão por volta das 8h45. Bastante nervosa e assustada, não quis falar ao G1 sobre o episódio e pediu que não fossem tiradas fotos. Ela vestia um casaco preto, quase até o pé, e óculos escuros. De acordo com o advogado, a garota recebeu ameaças ao longo do fim de semana, inclusive de estupro, e teve todos os seus dados expostos na internet. A família também não foi poupada. Uma prima de 14 anos não pode ir à escola. Após o incidente, sua mãe passou mal.
"Ela me relatou que sofreu ameaças, que vizinhos apedrejaram a casa e está preocupada com a própria segurança. Qualquer medida vai ser tomada após a apresentação dela na delegacia e prestar depoimento. Depois ela vai estudar o que vai fazer sobre isso. Ela recebeu ameaças na internet e foi xingada em programas da imprensa", disse o advogado ao G1 após reunião.
Segundo Abrão, a cliente não é racista. "É uma menina nova. Foi flagrada, cometeu uma infelicidade, quer se desculpar. Infelizmente, no futebol, a gente sabe que às vezes prevalece mais a paixão que a razão e ela escolheu um julgamento errado", acrescentou.
Abrão ainda não teve acesso ao inquérito, apenas obteve uma procuração da jovem para atuar como seu representante. Segundo o advogado, Patrícia é sócia do clube desde 2013 e não tem qualquer vinculação com a Geral, torcida gremista. "A ideia dela é se retratar, inclusive com um pedido de desculpas para o goleiro. Ela vem sofrendo as consequências de um erro que ela admite. Que no calor do jogo, em um momento de pressão do jogo, ela acabou utilizando um xingamento que ela sabe que é infeliz", disse.
Patrícia e sua família tiveram de deixar a casa onde vivem na capital gaúcha após ameaças. De acordo com o proprietário de um bar vizinho ao local onde Patrícia mora, a residência da torcedora foi apedrejada na noite de sexta-feira (29).

"A família dela e ela tinham grande preocupação com as notícias que saíam. Houve uma notícia que dizia que ela era foragida. Eles estavam muito apavorados e já queriam comunicar a polícia que ela vai se apresentar, que vai prestar depoimento", esclareceu o advogado.
Sobre uma possível exclusão do quadro de sócios do clube, o advogado afirmou que ainda é preciso estudar o regimento para analisar os desdobramentos. Abrão também é conselheiro do Grêmio.
"Eu tenho minha atividade profissional. Eu sou advogado e estou conselheiro do Grêmio. Eu não represento ela no Grêmio, mas no inquérito policial e num eventual futuro processo penal, que não tem nenhuma vinculação com o Grêmio, não tem nenhum impedimento que não pudesse advogar para ela", afirmou.
A Polícia Civil pretende ouvir até o final desta semana a jovem. Segundo o delegado Herbert Ferreira, responsável pelas investigações, ela ainda não foi intimada a depor. Além de Patrícia, outro torcedor, que não teve o nome divulgado, também foi identificado. Eles podem ser indiciados por injúria qualificada.

Inicialmente, a polícia cogitava ouvir Patrícia ainda nesta segunda, porém a intimação para interrogatório ainda não foi oficializada. Segundo o delegado, a tendência é que nesta segunda o comunicado aconteça. Mesmo assim, ela pode se apresentar espontaneamente.
No domingo (31), os policiais receberam um vídeo de mais de uma hora de duração com imagens de câmeras de segurança da Arena do Grêmio, que mostram os possíveis atos relatados pelo jogador. As imagens já começaram a ser analisadas pelo delegado.
"Além do vídeo, temos também fotos. Vamos ver se amanhã [terça] já conseguimos intimá-la. No máximo até o final dessa semana. O outro torcedor que já identificamos também. Tem mais gente para ser identificada. No depoimento do Aranha, ele foi bem claro ao dizer que várias pessoas o xingaram. Vamos analisar as imagens para saber quem são", disse Ferreira.
Patrícia Moreira foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Ela era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir