Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2014

Presa por sequestro de bebê alega que mãe deu criança
Segundo Leandra, mãe falou que não tinha condição de criar neném. "Saí correndo para pegar um ônibus", contou suspeita, na delegacia.
Presa por sequestro de bebê alega que mãe deu criança
Foto: g1.globo.com

A mulher presa neste domingo (31) por suspeita de sequestrar um bebê de 17 dias na Zona Oeste do Rio negou ter cometido o crime e afirmou que a mãe teria entregado a criança a ela, alegando que não tinha condições de criar o recém-nascido. A versão de Leandra Aleluia Leal, procurada pela polícia desde terça-feira (26), quando a criança foi levada, é contestada pelo delegado Hilton Pinho Alonso, da 35ª DP (Campo Grande). O recém-nascido foi encontrado na quarta-feira (27) pela Polícia Militar e voltou para a família.
"Ela me entregou a filha. Depois que eu saí, ela me denunciou. Eu ia entregar, não sou ladra. Tenho dois filhos. Ela me deu a criança. Quando vi a reportagem, eu entreguei", disse Leandra. "[A mãe] Disse que não tinha condições de cuidar. Eu saí correndo para pegar um ônibus. Me sinto muito mal. Vou provar minha inocência", defendeu-se a suspeita.

De acordo com o delegado, Leandra Leal foi à delegacia neste domingo (31). A filha dela, de 16 anos, também teria participado da ação e foi apreendida na noite desta quarta em Angra dos Reis, na Costa Verde. A menor, que teve a identidade preservada, teria combinado com a polícia que a mãe se apresentaria.
"No dia em que o bebe foi recuperado, nós fomos a Angra dos Reis e conseguimos apreender a adolescente que participou do crime junto com a mãe. Segundo a adolescente, ela [mãe] estava grávida ou fingiu estar grávida e substituiu a criança porque ela teria perdido o bebê e não queria contar para a família", afirmou o delegado.
Hilton Pinho Alonso disse que o bebê foi sequestrado enquanto a mãe preenchia fichas para que ele participasse de peças teatrais e se distraiu. De acordo com o delegado, Leandra Leal negou o sequestro em depoimento, mas que a investigação aponta o contrário.
"Ela alegou em depoimento que só esteve com a mãe da criança na terça-feira, que ela estava chorando e disse que, se não desse o bebê para alguém, iria acabar abandonando ele. Só que tal fato não se coaduna com todos os nossos depoimentos. A própria filha confessou que a mãe praticou mesmo um golpe. Foram abertos dois procedimentos, um pra adolescente e um pra mãe. Agora vamos ouvir só alguns familiares para saber se algum parente participou ou não do crime", disse Hilton.
Leandra foi presa preventivamente e a pena por subtração pode chegar até 10 anos de prisão.
Pai desmaia no reencontro
No reencontro do bebê com a família, quase 30 horas após o sequestro, o pai da criança, Rafael dos Reis, chegou a desmaiar na delegacia. "Foi emoção. O meu filho voltou para os meus braços", disse a mãe, que teve a identidade preservada por ser menor de idade.
A investigação aponta que Leandra estava grávida, mas teria abortado. Ela, então, fingiu para a família que o bebê sequestrado era seu filho. O marido de Leandra foi ouvido por policiais civis. Ele ajudou o delegado a entender os detalhes do caso. Segundo Alonso, o marido de Leandra chegou a sentir o bebê na barriga. A mulher disse ao marido que sairia do hospital após o parto e chegou em casa com um recém-nascido.
Com a repercussão do caso, mãe e filha fugiram deixando o bebê com uma prima, segundo o delegado Hilton Alonso. A criança foi encontrada em uma casa no Largo do Aarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste, por um policial do 27º BPM (Santa Cruz). O 2º sargento da unidade estava de folga e foi verificar boatos de que o bebê estaria pela região.
Policiais responsáveis pelas investigações chegaram à 35ª DP (Campo Grande) com a criança nos braços por volta das 19h50 de quarta. A mãe do bebê aconselhou outras mães. "Não dê o bebê na mão de ninguém. Desconfie até do próximo", disse.

Pais fizeram apelo
Pela manhã, os pais do bebê fizeram um apelo para a sequestradora devolver o pequeno Kayzo, que ainda nem tinha certidão de nascimento. Segundo a mãe, uma mulher ofereceu R$ 150 para a criança aparecer em um programa de televisão. Mesmo desconfiada, a jovem se encontrou com a mulher, que aproveitou um momento de distração da mãe para fugir com o bebê.

O pai do recém-nascido contou que ficou incrédulo quando soube do sequestro. "Eu estava trabalhando quando ela [mãe do bebê] chegou pra mim e disse que o meu filho tinha sido sequestrado. Eu não acreditei, entrei em desespero", relembrou o ajudante de pedreiro.

O sequestro
A jovem andava com o filho por Campo Grande quando recebeu o convite da falsa agente para que o filho participasse de um programa de TV. A princípio, ela recusou, mas deu o número do telefone para a mulher. A mãe do bebê contou que começou a receber ligações insistentes e, mesmo desconfiada, aceitou o convite e foi ao encontro da falsa agente.
"Ela falou: "Que bebê lindo". Aí, falou sobre o negócio do teatro. Falou com a minha mãe, depois a minha mãe me cutucou, aí pediu o número para eu falar com ela, eu falei com ela, aí pediu meu nome e o meu telefone", contou a mãe do bebê. "Eu ia vir em Campo Grande com a minha cunhada. Aí eu falei: "Como eu vou lá em Campo Grande com a minha cunhada, eu vou me encontrar com você".
Parte do encontro foi gravado por uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial. A principal suspeita é uma mulher loira que aparece nas imagens de blusa xadrez (veja na reportagem acima). Ela levou a criança no colo e entrou em um bar. A mãe, de roupa branca, estava perto. Ela contou que deu a criança para a mulher segurar porque não estava se sentindo bem.
O vídeo não mostrou o momento em que a mulher fugiu com a criança. A jovem disse que quando percebeu que o filho havia sumido saiu correndo pelo calçadão de Campo Grande pedindo ajuda. "Quando a minha filha preencheu uma folha, ela pegou e saiu com o meu neto. Minha filha saiu correndo atrás dela, aí depois começou a gritar, gritar, mas aí ela sumiu com o meu neto", falou a avó do bebê Cátia Maria Augusta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir