Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-09-2014

Primeiro paciente britânico com ebola recebe alta
William Pooley, de 29 anos, contraiu o vírus em Serra Leoa. Paciente foi tratado em regime de isolamento e recebeu droga experimental.
Primeiro paciente britânico com ebola recebe alta
Foto: g1.globo.com

O primeiro britânico infectado pelo ebola na epidemia que afeta a África ocidental se recuperou e recebeu alta nesta quarta-feira (3) de um hospital de Londres. "Tive muita sorte", disse William Pooley, de 29 anos, ao comparar o tratamento que recebeu com o que é realizado na África, em uma entrevista coletiva após receber alta no Royal Free Hospital.
"Gostaria que o nível de atendimento fosse o mesmo que recebi", completou Pooley, que contraiu o vírus em Serra Leoa e foi internado no hospital londrino em 24 de agosto.
O paciente foi tratado em regime de isolamento por uma equipe qualificada, em uma cama confinada e uma área com sistema de ventilação autônomo. "Era um pouco claustrofóbico", disse. Durante o tratamento, ele recebeu a droga experimental Zmapp, fabricada pela Mapp Biopharmaceutical.
Pooley, que integrava a equipe médica de uma ONG em Serra Leoa, participava na vigilância, busca de contatos e enterro de vítimas do ebola em Kenema, leste de Serra Leoa. Ele foi o primeiro britânico infectado pelo vírus desde o início da epidemia de febre hemorrágica de ebola que deixou mortos na Libéria, Guiné, Serra Leoa e, em menor, medida Nigéria.
Balanço da OMS
A epidemia do vírus ebola, transmitida por contato com fluidos corporais infectados, provocou um alerta mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou até 26 de agosto 1.552 mortes de um total de 3.069 casos detectados na Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir