Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-09-2014

Samsung anuncia óculos de realidade virtual Gear VR e Galaxy
Acessório é similar ao Oculus Rift e ao Project Morpheus, da Sony. Novo "phablet" também foi mostrado em evento em Berlim, na Alemanha.
Samsung anuncia óculos de realidade virtual Gear VR e Galaxy
Foto: g1.globo.com

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (3) o Gear VR, óculos de realidade virtual feito em parceria com a Oculus, empresa comprada pelo Facebook e criadora do Oculus Rift. O acessório trabalha em conjunto com o também anunciado Galaxy Note 4, nova versão do aparelho da Samsung que combina características de smartphones e tablets.
A revelação do Gear VR aconteceu em um evento antes do início da feira de tecnologia IFA, que acontece em Berlim, na Alemanha. O Gear VR será lançado ainda este ano. A Samsung não anunciou o preço dos óculos.

Ao contrário de outros acessórios de realidade virtual, como o próprio Oculus Rift e o Project Morpheus, da Sony, o Gear VR não tem fios e usa o próprio Galaxy Note 4 como tela e fonte de energia e processamento. O usuário encaixa o "phablet" nos óculos para acessar seu display de resolução Quad HD – 2.560 x 1.440 pixels, mais de duas vezes maior que o Full HD (1080p) do Note 3 – e transformá-lo em uma experiência tridimensional.
O Gear VR vem com um botão sensível ao toque usado para navegação, uma adaptação do botão "voltar" visto nos aparelhos Galaxy e um medidor de volume. Os usuários também podem acionar a câmera traseira do Note 4 para conseguir obter imagens de outra perspectiva.
"A profunda parceria técnica com a Samsung nos permitiu criar um óculos de realidade virtual com ótima qualidade de resolução e desempenho, tudo em uma plataforma completamente móvel", afirmou em nota John Carmack, executivo da Oculus que deixou o estúdio de games Id, cofundado por ele, para se dedicar à nova tecnologia.
O Gear VR virá com uma série de experiências interativas envolvendo filmes ("Vingadores 2: A era de Ultron" e "Círculo de fogo"), espetáculos (Cirque du Soleil) e clipes de músicas (Vevo).
Novos Galaxy Note
O Galaxy Note 4 tem uma tela Super Amoled de 5,7 polegadas com resolução Quad HD, e segue o design de borda de metal do Galaxy Alpha, anunciado em agosto. O novo "phablet" da Samsung tem câmera traseira de 16 Megapixels (MP), leitor de digitais, 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM.

A caneta S Pen também foi atualizada e é mais sensível e precisa. O Note 4 é um pouco maior que o anterior, com 176 gramas e 8,5 mm de espessura, e roda a versão 4.4.4 do KitKat, edição mais recente do sistema operacional Android.
No entanto, o Galaxy Note 4 não foi o único novo "phablet" do anúncio da Samsung. A empresa sul-coreana também revelou o Galaxy Note Edge, similar ao seu irmão mais velho, mas com um display curvado de 5,6 polegadas que "escorre" por uma das laterais do aparelho.
Galaxy Note Edge tem display curvado que 'escorre' por uma das laterais do aparelho (Foto: Divulgação/Samsung)
Galaxy Note Edge tem display curvado que "escorre"
por uma das laterais do aparelho (Foto: Divulgação/
Samsung)
O Note Edge, na verdade, é composto por duas telas que funcionam e são processadas separadamente. De acordo com a Samsung, a ideia é que o display curvado forneça aos usuários "uma nova forma de acessar informação e interagir com seu dispositivo móvel (...), fornecendo acesso rápido aos aplicativos e alertas mais usados – tudo com o deslizar do dedo".
O Note 4 será lançado em outubro nos Estados Unidos. O Note Edge chega até o final do ano.
Durante o evento, a Samsung apresentou ainda o seu novo relógio inteligente Galaxy Gear S, que usa o sistema operacional próprio Tizen e tem um display curvado OLED de 2 polegadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir