Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2014

Cientistas buscam solução para crise do ebola em encontro
Especialistas se reúnem em Genebra para discutir potenciais terapias. Balanço aponta para mais de 1.900 mortes e 3.500 casos de contaminação.
Cientistas buscam solução para crise do ebola em encontro
Foto: g1.globo.com

Cerca de 200 especialistas se reúnem nesta quinta (4) e sexta-feira (5) em Genebra para fazer um balanço sobre os tratamentos experimentais contra o vírus do ebola, que se propaga em alta velocidade no oeste da África e, segundo a OMS, ameaça mais de 20 mil pessoas.
Reunidos a portas fechadas em um hotel perto do aeroporto de Genebra, eles analisarão "as possibilidades de produção e utilização destes tratamentos" experimentais, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que convocou a reunião.
O principal objetivo da reunião é "informar as autoridades regulamentares nacionais sobre a situação dos produtos suscetíveis de ser utilizados e favorecer os contatos entre os países afetados e os fabricantes", acrescentou.

Crise sem precedentes
Segundo a OMS, o avanço dos casos do vírus do ebola na África Ocidental "não tem precedentes por seu alcance e complexidade e pela carga que representa para os sistemas de saúde".
Em seu último balanço, divulgado nesta quarta-feira (3), a diretora-geral da organização, Margaret Chan, informou sobre mais de 1.900 mortos de um total de 3.500 casos. Na semana passada contabilizava 1.552 óbitos de 3.069 casos.
Para combater o vírus vários métodos estão sendo desenvolvidos, como produtos sanguíneos, terapias imunológicas, medicamentos ou vacinas, mas até o momento nenhum deles foi homologado para um uso padrão.
Em agosto, um grupo de especialistas reunidos pela OMS considerou ético que nas circunstâncias particulares atuais e sob condições estes métodos sejam propostos como tratamentos potenciais, embora ainda não se saiba se são realmente eficazes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir