Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2014

Câmeras flagram atropelamento de idoso em cima da calçada
Homem de 93 anos foi atingido por Kombi e não resistiu aos ferimentos. Família da vítima alega que vizinho provocou o acidente de propósito.
Câmeras flagram atropelamento de idoso em cima da calçada
Foto: g1.globo.com

Câmeras de segurança de uma casa do Jardim Portinari, em Franca (SP), flagraram o momento em que um idoso de 93 anos foi atropelado por uma Kombi enquanto ele caminhava na calçada. O atropelamento aconteceu na última terça-feira (2). A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O responsável pela colisão foi um vizinho, que tirava o veículo da garagem. A família do idoso alega que o motorista provocou o acidente de propósito.
Nas imagens gravadas pelo circuito de segurança de uma residência no final da rua, é possível ver quando um homem de 76 anos tira seu veículo da garagem, dando ré até chegar à rua. No momento em que o aposentado Dorcino Manoel Florentino passava pelo local, por volta das 7h, o motorista vai para frente, manobrando pela calçada, e atropela a vítima (veja no vídeo acima).

Consciente, Florentino foi levado para o pronto-socorro com traumas no braço e na perna. Contudo, ao passar por exames, foram constatados ferimentos internos que provocaram consecutivas paradas cardíacas. A vítima não resistiu e morreu.
Segundo testemunhas, o idoso tinha saído para comprar pão quando foi atingido pela Kombi. "Ele estava bem, estava forte. (...) Ele ia sempre pela calçada. Sempre com muito cuidado, olhava para um lado, olhava para outro para atravessar. Todo dia eu ia com ele. Mas eu não consegui acordar porque a minha menina estava doente. Acordei com os vizinhos me chamando", contou a neta da vítima, Talita Cristina Garcia de Souza.
Ela disse que, ao sair na calçada, ouviu o motorista dizer que só havia batido de leve no idoso. "Ele falou para mim que tinha só encostado a perua nele, que era manha dele. Ele deitado lá no chão, todo mundo viu que não era manha. Ele estava falando para mim que era manha. Todo mundo viu."
"De propósito"

Para a família, o vizinho provou o acidente com a intenção de matar o idoso. "Foi de propósito. Do jeito que foi lá não tem nem como você achar que não foi. Foi de propósito. A intenção dele era de matar. (...) Eu e meu marido fomos lá conversar com ele, porque ele disse que era manha", contou, ainda revoltada.
Também de acordo com Talita Cristina, logo após ser atropelado, seu avô teria dito que o atropelamento havia sido intencional. "Ele disse "ele passou por cima de mim, ele queria me matar", reproduziu a neta. Motorista e vítima, apesar de serem vizinhos, não mantinham nenhum tipo de relação, alegou Talita.
A ocorrência foi registrada no 5º Distrito Policial como homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar. No entanto, devido às suspeitas da família, as imagens serão analisadas e, se ficar provado que o acidente foi de propósito, o motorista poderá responder por homicídio doloso.
Enquanto as circunstâncias do atropelamento são apuradas, a família pede justiça. "A família está revoltada com o que aconteceu. A gente quer justiça, porque o que ele fez não se pode deixar passar", lamentou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir