Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2014

GM promete carros que "conversam" entre si
Objetivo � evitar acidentes e diminuir o congestionamento nas cidades. Ve�culo totalmente automatizado pode demorar at� a pr�xima d�cada
GM promete carros que
Foto: g1.globo.com

A General Motors (GM) vai lan�ar em dois anos seu primeiro carro que pode se comunicar com outros ve�culos para ajudar a evitar acidentes e diminuir o congestionamento do tr�fego, afirmou a presidente-executiva da montadora, Mary Barra, no domingo.
No mesmo intervalo, a GM vai introduzir uma tecnologia mais avan�ada para permitir a condu��o de ve�culos sem o uso das m�os em alguns casos, disse ela.
"Estou convencida que os clientes ir�o abra�ar (a comunica��o entre ve�culos) e as tecnologias de dire��o automatizada por uma �nica raz�o: elas s�o a resposta para os problemas cotidianos que as pessoas querem resolver", disse a executiva em discurso durante uma confer�ncia.

Os primeiros modelos com a tecnologia ser�o da Cadillac, marca de luxo do grupo GM.
Cada vez mais aut�nomo
A ind�stria vem lan�ando tecnologias como o controle adaptativo de cruzeiro, freios para batidas iminentes e dire��o semi-automatizada com m�os livres.
No entanto, a GM e outras montadoras t�m enfatizado que, mesmo com a condu��o de m�os livres, os motoristas ter�o de ser respons�veis e precisar�o manter a aten��o na estrada. Enquanto isso, a empresa de buscas Google est� trabalhando para desenvolver ve�culos totalmente aut�nomos.

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos tornou o desenvolvimento de tecnologias para carros conectados uma alta prioridade, uma vis�o compartilhada no Jap�o e na Europa. E quando os carros puderem tamb�m se comunicar com a infraestrutura ao seu redor, os ganhos ser�o exponenciais, disse Barra.
No entanto, ela disse que a comercializa��o de um ve�culo totalmente automatizado pode demorar at� a pr�xima d�cada.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir