Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2014

Novo MSN tem foco em curadoria de conteúdo e prestação
Projeto foi lançado pela Microsoft em 50 países nesta segunda-feira, 8; operação brasileira espera triplicar engajamento de usuários e receita publicitária
Novo MSN tem foco em curadoria de conteúdo e prestação
Foto: g1.globo.com

Uma plataforma que agrega o conteúdo dos melhores publishers do mundo e prestação de serviços por meio de qualquer tela, em qualquer formato. Assim é o novo MSN, que a Microsoft coloca no ar nesta segunda-feira, 8, em 50 países, ainda em versão beta; a oficial deve ser lançada até o fim deste mês. Com mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo e um dos 10 sites mais visitados no Brasil, segundo a comScore, o MSN ganha novas ferramentas e layout e, com isso, prevê aumentar de duas a três vezes o tempo médio e a experiência dos internautas com a marca.

Segundo Marcos Swarowsky, diretor geral da unidade Microsoft Advertising para o Brasil, trata-se da reformulação mais radical desde que o portal foi lançado por aqui, em 2000. Com o reposicionamento, o foco passa a ser a curadoria de conteúdo, viabilizada por meio de acordos firmados com mais de 1.200 publishers ao redor do mundo.

A partir de agora, as informações passam a ser distribuídas em 10 verticais: Notícias, Entretenimento, Esporte, Dinheiro, Estilo de Vida, Saúde e Bem Estar, Receitas e Bebidas, Viagem, Vídeos e Carros. Dentro de cada um das editorias, além de informações, o usuário encontra prestação de serviços associados aos temas. "O internauta cada vez mais usa a internet para resolver sua vida, coisas do dia a dia. Por isso, a mudança concentra tudo que ele precisa saber e todas as ferramentas para facilitar sua vida, que ainda estarão disponíveis em aplicativos", afirma Swarowsky.

A nova homepage também concentra todos os produtos e serviços da própria Microsoft: Bing, Outlook, Skype, OneNote, Drive e Office. "Disponibilizamos um ecossistema que trabalha pró-consumidor. Uma mudança que reforça o nosso DNA de tecnologia, ao mesmo tempo em que facilita a vida do usuário", explica o executivo.

Concorrente parceiro
A reestruturação do MSN transfere para o portal o título de multiplataforma. Com design responsivo, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, sem prejuízos de visualização para o leitor e o anunciante. O modelo de negócio também muda. Na visão de Swarowsky, deixa de concorrer diretamente com os demais portais, uma vez que não produz conteúdo original. "Eles podem, inclusive, ser nossos parceiros fornecendo informações e notícias", conta.

Com a mudança, a equipe também passa por ajustes. Entram editores com perfil de curadores e intimidade com ferramentas de analytics. Já o time comercial está sendo reforçado para atender ao atual momento global do Microsoft que, com todos os projetos lançados ao longo dos últimos dois anos, endossa uma tendência clara entre os gigantes de tecnologia: "cloud first, mobile first".

Publicidade: inovação nos formatos
O novo projeto do MSN traz algumas novidades também na publicidade. A principal delas é um formato posicionado na parte superior da homepage, que pega toda a extensão horizontal do portal, batizado de Customer Header. "Nenhum outro site brasileiro possui um banner com essa dimensão, no topo da home page. Ele atinge mais de 10 milhões de usuários em um único dia", orgulha-se Marcos Swarowsky.

Além desse formato, os demais seguem os padrões do IAB (Interactive Advertising Bureau). E a aposta da companhia é que, com os usuários passando mais tempo dentro do ambiente digital MSN, o investimento publicitário na plataforma cresça de duas a três vezes em relação ao que é hoje, acompanhando o que Swarowsky conceitua como "engajamento com a marca".

A Microsoft preocupou-se também em organizar a publicidade dentro do portal e acredita muito na venda de formatos dentro das 10 verticais, onde o anunciante tem a possibilidade de captar a audiência por interesses comuns. É a segmentação de audiência, que está definitivamente no radar da Microsoft. "Com o usuário identificado, poderemos oferecer publicidade direcionada ainda mais assertiva", acredita Swarowsky.

Os formatos nativos de publicidade continuam no projeto. A Microsoft já produz conteúdo para marcas como Pedigree e Colgate. O que muda com o novo MSN é que as próprias marcas podem fornecer conteúdo para cada um dos 10 cadernos do site. "E assim, patrocinar um espaço exclusivo dentro das editorias", diz Swarowsky.

Com o time na porta dos maiores anunciantes do Brasil para apresentar o novo MSN, o executivo comemora a receptividade do mercado e o sucesso das vendas até agora e garante que as quatro principais cotas de patrocínio para o lançamento já foram comercializadas.

Na velocidade de transformações ineretes à própria indústria da internet, a Microsoft reforça seu DNA de tecnologia fazendo o que dita rumos do mercado: inovação.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir