Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2014

Amigos assam 30 kg de carne em piquete no Acampamento
Calor desta ter�a-feira (9) motivou churrasco de amigos em Porto Alegre. Com 372 piquetes, evento � ocorre no Parque Maur�cio Sirotsky Sobrinho.
Amigos assam 30 kg de carne em piquete no Acampamento
Foto: g1.globo.com

Nem a temperatura acima de 30�C fez com que os ga�chos deixassem de lado o chimarr�o e o assado no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Ao meio dia desta ter�a-feira (9), a fuma�a ascendia das churrasqueiras e o cheiro de churrasco tomava conta do Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, onde ocorre o evento.


Era cedo quando Rodrigo Melo, 35 anos, chegou ao piquete. Cuidadosamente, limpou os espetos e arrumou a churrasqueira. A tarefa da tarde era assar cerca de 30 quilos de carne. O calor e o tempo seco motivaram uma festa. "Vamos receber 20 pessoas para jantar aqui. Todo o dia � dia de churrasco", exclama ele. "A op��o � carne ou carne", brinca, ao falar sobre o card�pio da casa.
Embalado pela edi��o extraordin�ria do evento, o aposentado Nedio Dellazeri, 73 anos, se mudou de mala e cuia, literalmente, para o Acampamento Farroupilha. De Encantado, a 150 km de dist�ncia de Porto Alegre, � a quarta vez que ele passa um m�s inteiro habitando o parque e celebrando as tradi��es campeiras. "Basta ter churrasco que est� tudo bem", exclama o aposentado.
Seu Nelio se mudou de Encantado para o Acampamento Farroupilha (Foto: Rafaella Fraga/G1)
Seu Nedio se mudou de Encantado para o
Acampamento (Foto: Rafaella Fraga/G1)
H� quem diga que o Acampamento Farroupilha � sin�nimo de chuva. "Ia ser at� bom. Est� muito calor", afirma Dellazeri, que parece n�o se importar em sujar as botas de barro. "� um dos anos mais quentes de setembro aqui", destaca.
Com 372 piquetes montados, a edi��o 2014 do Acampamento Farroupilha come�ou oficialmente no domingo (7), com o acendimento da chama crioula, s�mbolo m�ximo dos festejos ga�chos. Desde s�bado (6), por�m, o evento j� recebe visitantes.
Conforme o coordenador de Tradi��o e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, Giovane Tubino, a expectativa � receber mais de 700 mil pessoas durante o evento, superando o p�blico do ano passado. A programa��o cultural completa do Acampamento Farroupilha est� dispon�vel no site da prefeitura (clique aqui).


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir