Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2014

Noruega quer "exportar" prisioneiros para Holanda
Proposta de alugar espa�o em pris�o holandesa ainda depende de acordo; pa�s n�rdico enfrenta superlota��o nos pres�dios.
Noruega quer
Foto: g1.globo.com

A Holanda j� cede parte de suas vagas prisionais para a B�lgica, e o plano noruegu�s � alugar at� 300 vagas em uma pris�o holandesa.
A proposta, que ainda depende de um entendimento entre os dois pa�ses, prev� que os detentos vindos da Noruega sejam vigiados por guardas da pr�pria Holanda. Por outro lado, o diretor da pris�o onde eles ficariam seria noruegu�s.
Apesar da relativamente baixa taxa de deten��o na Noruega, as pris�es dos pa�s n�o t�m espa�o suficiente para comportar o atual n�mero de presos.
Acordo
Al�m dos detentos que j� superlotam as carceragens norueguesas, o pa�s tem uma fila de 1,3 mil condenados que ainda aguardam uma vaga para cumprir pena.
Outro fator que amplia a press�o sobre as autoridades norueguesas � a necessidade de reformar as carceragens. Calcula-se que seja necess�rio um investimento de US$ 703,1 milh�es para a renova��o das pris�es, e v�rias teriam de ser fechadas temporariamente.
Para concretizar o plano, Noruega e Holanda teriam de fechar um tratado de coopera��o englobando detalhes ainda n�o esclarecidos, como, por exemplo, como se daria a visita aos detentos de familiares e amigos que vivem na Noruega.
Um acordo assinado em 2009 permitiu � B�lgica usar a pris�o de Tilburg, no sul da Holanda.
No ano passado, a Noruega j� havia cogitado a possibilidade de alugar vagas em pris�es da vizinha Su�cia, mas a ideia foi abandonada devido a restri��es na lei sueca.
Segundo dados do Centro Internacional para Estudos Prisionais, com uma popula��o de cerca de 5 milh�es, a Noruega tinha em 2013 uma taxa de pris�o de 72 pessoas em cada cem mil, quase quatro vezes menos que o Brasil em 2012 (274 em cada cem mil).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir