Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2014

Com Mantega fora em 2015, governo inicia busca por novo
Dilma refor�ou que n�o anunciar� nome do substituto durante a campanha eleitoral, mas Nelson Barbosa, Otaviano Canuto e Mercadante j� est�o no p�reo para ocupar o posto
Com Mantega fora em 2015, governo inicia busca por novo
Foto: g1.globo.com

A confirma��o de que a cadeira do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ficar� vaga a partir de 2015 intensificou as especula��es para sua substitui��o. A busca por um nome para preencher o posto teve in�cio h� meses, quando Dilma cogitou incluir o auxiliar na �ltima reforma ministerial, mas ganhou novo contorno nas �ltimas semanas, diante da estrat�gia desenhada pelo governo de mandar um recado para o mercado de que est� disposto a mudar a pol�tica econ�mica num eventual segundo governo.

Com Dilma envolvida na campanha de reelei��o, o mapeamento de poss�veis nomes para o posto est� sendo conduzido com a ajuda do atual titular da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Por enquanto, a lista � encabe�ada por nomes como Nelson Barbosa, ex-secret�rio-executivo da Fazenda; Otaviano Canuto, consultor do Banco Mundial; al�m do pr�prio Mercadante, embora este �ltimo com menos intensidade.

Sinalizada por Dilma na semana passada, a sa�da de Mantega foi confirmada pela presidente na �ltima segunda-feira (08), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Dilma afirmou que foi o pr�prio ministro que pediu para sair. "O Guido Mantega j� me comunicou que ele n�o ter� como ficar no governo no 2� mandato, que por ventura eu tenha. Por quest�es eminentemente pessoais que pe�o para voc�s respeitarem", disse Dilma.

Na pr�tica, entretanto, as tens�es j� se arrastam desde o ano passado. Tido como um dos favoritos para o posto, Nelson Barbosa entrou na lista de op��es em parte por ter discordado da condu��o dada por Mantega na pasta. Essas diverg�ncias levaram a sua sa�da do governo na metade do ano passado. Ele estava no governo desde 2003 e passou por cargos como os de secret�rio de Acompanhamento Econ�mico e de Pol�tica Econ�mico. Barbosa conta com a simpatia de Dilma e tem boa rela��o com a presidente.

Maio de 2013: Sa�da de Nelson Barbosa foi acertada com Mantega h� dois meses

Tamb�m por uma quest�o de bom relacionamento, nesse caso n�o somente no governo, como com o mercado, ganha for�a o nome de Canuto. Ele tem outro requisito b�sico para o cargo, mant�m boa rela��o com a pr�pria presidente. Atualmente consultor do Banco Mundial, Canuto tamb�m teve seu nome mencionado nas conversas ocorridas no ano passado, quando a presidente se preparava para fazer a reforma ministerial. Canuto tem rela��o com o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que deixou o governo em 2011 em meio a den�ncias sobre suposto enriquecimento il�cito.


Ag�ncia Brasil
Por divergir das medidas de Mantega, ex-secret�rio-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, � um dos favoritos ao ocupar o posto
Na temporada de especula��es sobre o futuro ministro da Fazenda de Dilma, caso a petista consiga ser reeleita, apareceu tamb�m o nome do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Hoje, entretanto, fontes do Planalto afirmam que ele caiu na bolsa de apostas. Pesa contra ele o desgaste natural do posto que ocupa atualmente.

Al�m disso, a poss�vel escolha de Tombini solucionaria um problema criando outro, j� que Dilma teria de escolher outra pessoa para comandar o Banco Central, onde, na vis�o do Planalto, a situa��o est� atualmente sob controle. Em escala menor, chegou a se falar do nome do ex-presidente do BC Henrique Meirelles, mas, segundo interlocutores, a rela��o tensa entre ele e a presidente Dilma joga contra a indica��o.

Mercadante, por sua vez, tornou-se homem da confian�a da presidente nesta segunda metade do mandato da presidente. Tanto � que trocou o minist�rio da Educa��o pela Casa Civil, bem pr�xima � Dilma, para gerenciar os projetos do governo federal de perto enquanto a presidente gasta parte de seu tempo na campanha. Por isso mesmo seu nome tamb�m figura no hall de poss�veis futuros ministros da Fazenda.

Mas, atualmente, fontes palacianas o veem como uma op��o quase descartada. Apesar de j� ter sonhado com o posto, em especial no in�cio do primeiro governo do ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva, hoje o petista prefere mesmo ficar onde est�.

Sem indica��es

Dilma refor�a o argumento de que n�o pode anunciar eventuais novos ministros agora. "Quem indica ministro antes da hora, acho que d� azar. D� ultima vez que fizeram isso, sentaram na cadeira e perderam a elei��o", esquivou-se a presidente fazendo refer�ncia ao incidente com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando da disputa da prefeitura de S�o Paulo, em 1985. Enquanto Dilma desconversa, as especula��es proliferam sobre o eventual substituto de Mantega.

Leia tamb�m: Mantega diz que propostas de Marina Silva v�o �paralisar� economia

Quando verbalizou pela primeira vez as previs�es de uma troca na Fazenda, durante um corpo a corpo eleitoral em Fortaleza, Dilma deu vaz�o a algo que j� vem sendo conversado internamente. Sua fala no Cear� funcionou como esp�cie de sinal, a campanha de Dilma concluiu que a presidente precisava dar um sinal claro ao mercado de que est� disposta a fazer mudan�as na pol�tica econ�mica.

Entretanto, ao contr�rio do que j� fez, por exemplo, A�cio Neves (PSDB), a presidente n�o pretende fazer an�ncios, mesmo que sejam de car�ter tranquilizador para o mercado. Mas apesar do receio em n�o cometer o erro que FHC cometeu, a ordem � deixar clara a mensagem de que haver� ajustes. O assunto � tabu entre petistas ligados ao Planalto e at� em seu comit� eleitoral.

Al�m de passar a mensagem de que h� espa�o para di�logo sobre mudan�as, governistas dizem que h� um entendimento claro da gest�o de que a melhor op��o � buscar um nome que ajude a tranquilizar o mercado e que carregue consigo o menor grau de desgaste poss�vel. � exatamente sob essa l�gica que ganharam for�a nomes como do ex-secret�rio-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, e de Otaviano Canuto, que comandou a Secretaria de Assuntos Institucionais durante o governo do ex-presidente Lula.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir