Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-09-2014

Santiago del Estero: a nova capital argentina?
Presidente argentina Cristina Kirchner lan�ou ideia de transferir capital de Buenos Aires para cidade pacata e hist�rica no norte do pa�s
Santiago del Estero: a nova capital argentina?
Foto: g1.globo.com

Com apenas 230 mil habitantes, a pacata Santiago del Estero, no norte da Argentina, aparece pouco no notici�rio do pa�s. Mas, nas �ltimas semanas, Santiago del Estero virou o assunto principal na imprensa argentina.
A presidente Cristina Kirchner lan�ou a ideia de transferir a capital do pa�s para a cidade, onde, devido � cultura local e �s altas temperaturas normalmente registradas no ver�o, ainda se cultiva a tradicional "siesta" � o cochilo ap�s o almo�o herdado dos colonizadores espanh�is.
A principal justificativa para a mudan�a, segundo Kirchner, � a localiza��o geogr�fica de Santiago del Estero.
"Com vis�o estrat�gica, dever�amos pensar em um desenho territorial diferente porque o mundo mudou", afirmou a presidente argentina durante visita � cidade no final de agosto.
Segundo Kirchner, a transfer�ncia de Buenos Aires para Santiago del Estero aproximaria a Argentina de novos mercados de exporta��o, como a regi�o asi�tica.
"Como dirigentes devemos nos adiantar [aos fatos]. Hoje, nosso com�rcio est� cada vez mais orientado ao Oriente. Do mundo desenvolvido, s� chegam crises e problemas. Enquanto do outro lado [pa�ses asi�ticos] cada vez compram mais nossos produtos", afirmou.

"Sa�da para o Pac�fico"
Conhecida como "m�e das cidades", por ser a mais antiga do pa�s, Santiago del Estero � ou apenas Santiago, como � chamada pelos argentinos � foi fundada em 1563 e se localiza a cerca de 1,2 mil km de Buenos Aires.
Historiadores lembram que a cidade de Santiago del Estero foi disputada pelos incas, pelos espanh�is e pelo Chile, nos s�culos 15 e 16.
Tamb�m est� a 400 km da fronteira com o Chile, pa�s banhado pelo Oceano Pac�fico e que, como o Peru, � visto como "porta de entrada" para a �sia.
J� Buenos Aires se localiza �s margens do Rio da Prata, pr�xima do Uruguai e do Brasil.
"Tamb�m temos de pensar como regi�o, como Mercosul, Unasul, Am�rica do Sul", completou Cristina.
Cr�ticas
A proposta de Kirchner gerou pol�mica e dividiu a opini�o p�blica argentina. "Deve ser uma brincadeira", disse o senador opositor e cineasta Fernando Pino Solanas. "Se o governo quer uma sa�da para o Pac�fico, que realize uma pol�tica externa adequada", afirmou a senadora Laura Alonso, tamb�m da oposi��o.
No entanto, nem mesmo Kirchner demonstra confian�a na viabilidade de sua proposta.
Na ter�a-feira, em pronunciamento na TV, a presidente exaltou a capital Buenos Aires e anunciou que a cidade abrigar� o pr�dio "mais alto da Am�rica Latina", ainda a ser constru�do.
Santiago del Estero � a cidade mais importante da prov�ncia de mesmo nome, governada por Claudia Ledesma Abdala, e considerada uma das mais pobres do pa�s. As ind�strias s�o raras e as principais fontes de receita da regi�o s�o a agricultura, o com�rcio, o funcionalismo p�blico e o turismo.
Abdala � os sobrenomes de origem �rabe s�o comuns na regi�o � sucedeu seu marido, o senador kirchnerista Gerardo Zamora, como governadora de Santiago del Estero ap�s a Justi�a ter impedido a candidatura dele.
Atualmente, Zamora � presidente do Senado argentino e terceiro na linha sucess�ria � Presid�ncia, ap�s Kirchner e o vice-presidente, Amado Boudou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir