Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2014

Recomeçam buscas por soterrado em rompimento de barragem
Funcionário da Mineração Herculano trabalhava na hora do acidente. Dois morreram e um foi levado com ferimentos para hospital, em BH.
Recomeçam buscas por soterrado em rompimento de barragem
Foto: g1.globo.com

O Corpo de Bombeiros recomeçou, na manhã desta quinta-feira (11), as buscas pelo funcionário desaparecido depois do rompimento de uma barragem, na empresa Mineração Herculano, em Itabirito, a 55 quilômetros de Belo Horizonte, na Região Central de Minas Gerais.
Nesta quarta-feira (10), de acordo com a corporação, dois trabalhadores morreram, um foi levado com ferimentos para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, dois foram resgatados ilesos e um operador de máquina está desaparecido. Já o secretário de Meio Ambiente da cidade, Antônio Marcos Generoso, disse que três pessoas morreram.
Por volta das 13h desta quarta-feira, um corpo de um homem de 68 anos foi resgatado com o auxílio de um helicóptero dos bombeiros. O segundo, de outro homem de 32, foi localizado em um caminhão. As buscas pelo terceiro desaparecido seguiram pela tarde. O Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos haviam sido suspensos às 19h desta quarta-feira.
Conforme a assessoria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o homem de 44 anos levado para o pronto-socorro teve alta às 14h.
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), agência que regula a atividade mineradora no Brasil, interditou no início da noite desta quarta a empresa Herculano Mineração, proprietária da mina.
A mineradora foi interditada por tempo indeterminado, segundo o DNPM. Uma equipe técnica irá ao local nesta quinta para avaliar as condições da área e as causas do acidente

A empresa Herculano Mineração, cuja barreira de rejeitos se rompeu nesta quarta-feira (10), já foi autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por cometer 28 infrações. As irregularidades foram observadas durante fiscalizações que acontecerem em fevereiro e junho deste ano.

Os problemas mais graves encontrados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG) foram a prorrogação da jornada de trabalho, falta de descanso mínimo exigido em lei, ausência de controle de jornada dos profissionais que compõe o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o não monitoramento adequado de taludes e bancadas da mina, falta de proteções das partes móveis de máquinas e equipamentos, além de várias infrações relativas ao conforto dos empregados.
No local também não foi constatada a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos. Também não havia a presença de um engenheiro responsável pela mineração que fosse empregado da mineiradora. O MTE encontrou apenas um funcionário que prestava assessoria para a empresa, o que é ilegal.
A Herculano também foi notificada a regularizar a sinalização das vias internas da mina e elaborar projetos das instalações elétricas e instalações prediais.
Nesta quinta-feira, a SRTE/MG vai fazer uma nova fiscalização no local. A mineradora também é investigada pelo Ministério Público do Trabalho por falta de equipamento de proteção e de condições sanitárias.
Já o sindicato que representa os funcionários de mineradoras e siderurgias da região afirma que nunca recebeu reclamações dos empregados da Herculano.
Impacto
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu Torres Marques sobrevoou o local do acidente na manhã desta quarta. Ele explicou que as equipes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) também irão avaliar se houve alguma ação ou omissão que teria violado as regras administrativas acerca da regularização ambiental ou extrapolado as autorizações concedidas.
A empresa está localizada às margens da BR-356, próximo a um posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Segundo o secretário Antônio Generoso, as licenças municipais de funcionamento da mina estão em dia. A secretaria estadual informou que a última auditoria na estrutura que rompeu foi realizada no dia 27 de setembro de 2013. Na oportunidade, o auditor garantiu a estabilidade da estrutura.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir