Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2014

Idosa xingada em ônibus relembra ameaça
Aposentada foi ofendida em coletivo de São Vicente, no litoral de SP. Idosa se sente assustada e admite depressão após episódio.
Idosa xingada em ônibus relembra ameaça
Foto: g1.globo.com

A aposentada Maria de Lourdes Roso Nishikawa, de 78 anos, ofendida por uma mulher que a xingou após não ceder a poltrona preferencial à idosa em um ônibus metropolitano que circula em São Vicente, no litoral de São Paulo, falou pela primeira vez sobre o episódio. Ainda abalada com o ocorrido, ela relata o que aconteceu naquele momento e como tem se sentido nos últimos dias.
Segundo a aposentada, a confusão teve início quando ela pediu que a mulher cedesse o seu lugar no coletivo, já que a cadeira era reservada para idosos. "Aquele dia eu estava fazendo compras, paguei as contas e estava indo para casa. Quando voltei, estava com uma sacola, e uma senhora queria levantar para me ceder a vaga. Só que ela também era uma pessoa de idade, até mais velha do que eu. Por isso, falei para ela que não se preocupasse, que se precisasse eu ficaria em pé. A moça que estava sentada era nova. Foi quando eu disse para ela que não queria o lugar da senhora, mas que ela estava na cadeira reservada para idosos. Falei: "Você não foi na escola, filha? Está escrito que é para pessoas idosas". Foi quando ela começou a se irritar e me xingar", recorda.

Maria de Lourdes lembra que as pessoas que estavam no ônibus ficaram indignadas com a postura da mulher. "O pessoal ficou revoltado. É uma situação muito dificil. Acho que uma pessoa educada deve sempre respeitar os mais velhos. Todo mundo gritou na hora, pois ficaram revoltados pelo fato de ela ter feito isso comigo", conta.
A aposentada também cita que, após ter sido agredida verbalmente pela mulher, recebeu uma ameaça. "Depois de ter me xingado, ela falou que ia descer e que eu ia descer junto com ela. A moça falava: "Eu tenho um negócio aqui dentro e vou te mostrar". Fiquei com medo do que ela pudesse fazer comigo. Ela queria brigar. Nunca briguei na minha vida, como eu ia brigar com uma pessoa? Fiquei com medo", diz.

Depois do episódio, a idosa destaca que tem contado com a ajuda de familiares para superar esse momento, mas admite que ainda se sente assustada com tudo o que ocorreu. "Eu me senti mal. Quando cheguei em casa, não estava bem. Não foi fácil, pois isso nunca tinha acontecido comigo antes. Foi a primeira vez que esse tipo de coisa aconteceu. Eu tenho medo até agora, pois não sei onde ela mora e penso que pode fazer alguma coisa comigo. Não dormi direito depois. Foi horrível e estou com depressão. Mas ainda bem que tenho família e eles me ajudam. Quero agradecer às pessoas que me apoiaram", comenta.
Por fim, Maria de Lourdes espera que esse tipo de situação não se repita. "Espero que isso nunca mais aconteça comigo e, também, com outras pessoas. Acho que isso que aconteceu é uma falta de respeito e de educação. Só uma pessoa que não tem cultura pode fazer uma coisa dessas", conclui.

MP analisa vídeo
O Ministério Público do Estado de São Paulo irá analisar o vídeo que mostra a mulher xingando e empurrando a idosa após não ceder a poltrona preferencial a ela em um ônibus metropolitano que circula em São Vicente. A cena foi filmada por um passageiro.

O MP teve acesso às imagens após o vídeo ser divulgado nas redes sociais. As imagens foram enviadas para a Promotoria de Justiça Criminal de São Vicente, onde serão analisadas. Em seguida, o promotor responsável deve encaminhar o caso para a Delegacia do Idoso e um inquérito policial pode ser instaurado.
Imagens
A cena da mulher xingando e empurrando a idosa dentro do coletivo foi gravada pelo socorrista Rildo Ramos, de 33 anos, por volta das 16h30 de sexta-feira (5).
Muitos passageiros estavam de pé no ônibus. A mulher disse que não iria ceder o assento à idosa. "Se eu estou sentada aqui eu tenho um motivo. Não vou me levantar", falou. A mulher mandou a idosa calar a boca. Depois, xingou a idosa de "velha nojenta", "mal criada" e disse que poderia "ferrar" com ela. Revoltada, a mulher resolveu sair do ônibus e ainda ameaçou a idosa. "A senhora vai pagar. Engole o banco. Mal criada é a senhora. Engole o banco, velha nojenta", disse. Na saída, ela empurrou a idosa, que rebateu a agressão. "Não me empurra que eu te meto a mão. Não vem com a sua velhice querer abusar", completou ela, ao descer do coletivo próximo à Rua Lima Machado.
O socorrista conta que os passageiros do ônibus acharam um absurdo a atitude da mulher e também a criticaram quando ela saiu do ônibus.
Lei
O Estatuto do Idoso determina que as empresas detentoras do transporte público municipal reservem duas vagas gratuitas às pessoas com 60 anos ou mais.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir