Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2014

"Era a voz dos jovens", diz Daniel Filho
Diretor nega sentir nostalgia do seriado, que fez sucesso nos anos 1990. Ao G1, ele relembra gravar com Deborah Secco: "No set, eu era o inspetor"

Foto: g1.globo.com

H� 20 anos, Maria Mariana, filha do cineasta Domingos de Oliveira, transformou seu "querido di�rio" em best-seller. Logo, "Confiss�es de adolescente", cujo filme estreia nesta sexta (10), ganhou montagens teatrais � que revelaram atrizes como Ingrid Guimar�es � e um seriado exibido pela TV Cultura, sucesso nos anos 1990, dirigido por Daniel Filho. "Para mim, o programa est� t�o longe. Se n�o fosse a Deborah [Secco], a Daniele [Valente] e a Georgiana [G�es] estarem me lembrando constantemente do que eu fazia, eu n�o me lembraria", conta Daniel, em entrevista ao G1, negando sentir nostalgia dessa fase.
O diretor, no entanto, lembra espontaneamente do set de filmagens do seriado e fala com carinho sobre as atrizes. "Eu tinha dois meses e meio para rodar os primeiros 22 cap�tulos com aquelas quatro meninas absolutamente inexperientes em TV. Tive que filmar com rapidez ent�o eu agia de forma professoral. Eu era o inspetor, sen�o elas ficavam conversando o tempo todo". As quatro "veterenas" - Maria Mariana (Diana), Georgiana G�es (Barbara), Daniele Valente (Nat�lia) e Deborah Secco (Carol) - fazem pequenas apari��es no filme.
"A maneira como o "Confiss�es" encarou os adolescentes foi importante. Quando eu vi a pe�a no teatro, ca� aos prantos. Naquele momento, eu, com 50 anos, n�o sabia que os jovens poderiam pensar assim. Era a voz dos jovens", afirma Daniel Filho. "Era t�o real o cora��o que a Maria Mariana colocava no palco que me emocionou e por isso eu disse que tinha que fazer o seriado", acrescenta.
A codiretora Cris D "Amato foi uma das respons�veis em direcionar as atrizes Sophia Abrah�o (Tina), Isabella Camero (Bianca), Malu Rodrigues (Alice) e Clara Tiezzi (Carina) no set de filmagens. O longa ainda traz C�ssio Gabus Mendes no papel do paiz�o das garotas. "No in�cio, durante os testes, n�o era para ser quatro irm�s e um pai. Eram apenas quatro amigas, mas depois decidimos voltar � fam�lia", diz Cris.
Assuntos como primeiro beijo, popularidade na escola, escolha da profiss�o e perda da virgindade s�o abordados no longa � todos eles j� faziam parte do card�pio da s�rie. "Eu tenho filhos adolescentes e vejo nestas meninas aquilo tudo que meus filhos fazem comigo, e o que fa�o com eles. A sensa��o que temos � que, com 17 anos, temos que escolher o que vai ser para a vida inteira. Esse � o p�nico da fase das interroga��es", conta a codiretora.
Vinte anos ap�s se emocionar com o di�rio de uma adolescente e, agora, conseguir lev�-lo ao cinema, Daniel Filho revela que haver� uma sequ�ncia. "Quando filmamos, n�o pensav�mos em fazer mais um filme, mas recebemos uma proposta da Sony, ent�o acontecer�".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir