Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2014

Juíza inocenta Pistorius de assassinato intencional
Ex-atleta foi acusado de matar a tiros a modelo Reeva Steenkamp. Promotoria pede prisão perpétua; velocista diz que é inocente.
Juíza inocenta Pistorius de assassinato intencional
Foto: g1.com.br

O ex-atleta sul-africano Oscar Pistorius foi inocentado de matar intencionalmente a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, na manhã desta quinta-feira (11), em um tribunal da África do Sul. Pistorius ouviu a sentença muito emocionado. Ele também foi inocentado de premeditar a morte, mas ainda pode ser condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, podendo pegar até 15 anos de prisão.
A leitura começou por volta de 4h45 (no Brasil), pela juíza Thokozile Masipa, e foi paralisada por volta de 9h40, com a juíza dizendo que o ex-atleta agiu de forma negligente ao atirar. Na manhã desta sexta, a leitura será retomada.
O veredito coloca fim a um processo que começou em 3 de março. Pistorius sempre afirmou ter disparado por medo ao confundir a ex-namorada com um ladrão em sua casa.
"O Estado não provou além de qualquer dúvida razoável que o acusado é culpado de assassinato premeditado. Simplesmente não há fatos suficientes para sustentar essa conclusão", disse a juíza.
A sessão começou com um repasse das conclusões finais e os pedidos de pena feitas pela defesa e pela acusação, e continua com uma análise das declarações das testemunhas.
Embora a juíza Masipa tenha descrito o atleta de 27 anos como uma testemunha "muito pobre" e "evasiva", ela disse que isso não significa que Pistorius seria necessariamente culpado no caso, o qual, segundo ela, foi inteiramente baseado em provas circunstanciais.
Após emitir o veredicto, Masipa pode demorar várias semanas para emitir a sentença do atleta.
O julgamento
A promotoria, representada por Gerrie Nel, sustentou que o corredor matou intencionalmente Steenkamp após uma discussão que teria sido ouvida por alguns vizinhos. O promotor pediu que Pistorius fosse condenado a prisão perpétua pelo crime de homicídio.
O velocista enfrenta também outras três acusações relacionadas com armas de fogo: duas delas por disparar em lugares públicos e uma terceira por posse ilegal de munição.
saiba mais
Veredito de Pistorius por morte de namorada sairá em 11 de setembro
Julgamento de Pistorius entra na fase final
Pistorius vende casa para pagar gastos de defesa em julgamento
Pistorius atirou quatro vezes na namorada pela porta do banheiro, com uma pistola 9 mm. O crime ocorreu em sua casa de Pretória, na madrugada de 14 de fevereiro de 2013. A defesa argumenta que Pistorius atirou acreditando se tratar de um invasor em sua casa, e por isso pede sua absolvição.
Grande parte de sua família o acompanha no tribunal, sentada num banco mais próximo a ele.
O julgamento do atleta começou em 3 de março e terminou em 8 de agosto, após promotoria e defesa apresentarem suas conclusões finais.

Fonte: g1.com.br
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir