Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-09-2014

Jovem gay pegou carona com cliente de bar antes de ser morto
Donos do local dizem que pediram para homem deixar rapaz em casa. Garoto de 18 anos foi encontrado morto com a boca cheia de pap�is
Jovem gay pegou carona com cliente de bar antes de ser morto
Foto: g1.globo.com

Os donos do bar onde trabalhava o jovem Jo�o Ant�nio Donati, 18 anos, que foi encontrado morto em um terreno baldio em Inhumas, na Regi�o Metropolitana de Goi�nia, disseram ao G1 que pediram a um cliente que levasse a v�tima para casa na madrugada em que o crime ocorreu, na quarta-feira (10). "Quando foi por volta da 1 hora, fechamos o bar e meu marido pediu que um cliente desse carona ao Jo�o. Essa foi a �ltima vez que o vimos com vida", lamentou a comerciante Gra�a de Maria, na manh� desta sexta-feira (12).
Segundo os propriet�rios, o cliente do bar j� prestou depoimento � Pol�cia Civil. "Ele disse que levou o Jo�o at� a esquina da rua onde ele morava e que ele estava muito apressado, como se fosse encontrar algu�m. No entanto, n�o o viu com ningu�m", relatou Gra�a. O jovem era homossexual e a pol�cia acredita que ele tenha sido v�tima de homofobia.

O G1 procurou o delegado Humberto Te�filo, respons�vel pelo caso, mas ele n�o p�de atender a reportagem nesta manh�.

Jo�o come�ou a trabalhar como gar�om no bar h� duas semanas. Apesar de cumprir expediente de sexta-feira a domingo, o jovem foi ao local na noite de ter�a-feira (9). "Ele veio trazer umas roupas do meu marido que a m�e dele lavou e ficou aqui ajudando", contou Gra�a.
Mesmo trabalhando no bar h� pouco tempo, Jo�o era um velho conhecido dos propriet�rios. "Ele sempre vinha ao bar acompanhado da m�e e ficamos amigos. Meu marido � espanhol e o fato do Jo�o ter morado l� na Espanha por dois ou tr�s anos nos aproximou ainda mais. A� a gente precisava de ajuda no bar e o contratamos", explicou a dona do estabelecimento.
Revolta
Segundo a comerciante, todos sabiam que o rapaz era homossexual, mas isso nunca foi um problema para ele. "Ele falava abertamente sobre isso, mas era muito respeitoso. Assim, todos os respeitavam tamb�m. Estamos chocados com essa barbaridade".
O dono do bar, Jesus Herm�nio, diz que a vitima era uma pessoa "excepcional" e que n�o mereceria sofrer com tamanha viol�ncia. "Ele era um bom menino, de extrema confian�a. Muito educado e trabalhador. � muito triste sequer imaginar que ele tenha sido vitima de homofobia", destacou.

O casal diz que agora espera que justi�a seja feita. "Ningu�m imagina a dor que essa fam�lia est� sentindo. E todos n�s, pois ele far� muita falta. Era um menino alegre demais para terminar assim, com tanta tristeza. Imagino o quanto ele implorou antes de ser morto. S� espero que as autoridades encontrem os respons�veis", disse Gra�a. "Que prendam esse monstro que tirou a vida do Jo�o", completou Jesus.

Crime
Laudo do Instituto M�dico Legal (IML), conclu�do na quinta-feira (11) aponta que a v�tima lutou com o agressor antes de morrer e que ele possu�a diversas marcas de hematoma pelo corpo. O documento concluiu tamb�m que a v�tima morreu asfixiada e que n�o havia nenhuma fratura no corpo.
"Ele tinha diversos hematomas pelo corpo, no olho, no nariz. E como n�o tinha nenhuma fratura, pode indicar que algu�m ficou segurando o rapaz enquanto ele n�o conseguia respirar. Mas s� as investiga��es podem esclarecer certinho como se deu toda essa din�mica do crime", disse o delegado ao G1, na quinta-feira. Ele afirmou que n�o foi pedido nenhum outro laudo em rela��o ao corpo da v�tima.
O caso ganhou repercuss�o nas redes sociais e causou revolta em internautas de v�rias partes do pa�s, que j� marcaram protestos em cidades como Inhumas, Belo Horizonte e S�o Paulo no pr�ximo s�bado (13).
Te�filo informou que a Secretaria de Direitos Humanos da Presid�ncia da Rep�blica entrou em contato para pedir informa��es sobre o caso e cobrar aten��o � investiga��o. Em nota, o �rg�o tamb�m manifestou "suas mais profundas condol�ncias � fam�lia e aos amigos de Jo�o Ant�nio, apelando �s autoridades do estado para que deem ao caso a devida aten��o".



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir