Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-09-2014

Bebê de 10 meses é abandonado no meio da rua em Franca, SP
Suposta mãe estava irritada porque criança não andava, diz testemunha. Menor se apresentou como sendo genitora, mas não portava documentos.
Bebê de 10 meses é abandonado no meio da rua em Franca, SP
Foto: g1.globo.com

Um bebê de dez meses foi abandonado pela mãe na manhã desta sexta-feira (12) em frente a um ponto de ônibus no Jardim Cambuí, em Franca (SP). A cena foi flagrada pela pespontadeira Maria da Silva, que presenciou quando a mulher deixou a criança no meio da rua. Maria resgatou o garoto. O caso foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude, que localizou a mãe e agora avalia se ela tem condições de continuar com a guarda do filho, encaminhado a um abrigo municipal. O caso também foi registrado na Polícia Civil, que investiga o motivo do abandono.
A pespontadeira conta que esperava pelo ônibus com a filha, quando viu a mulher arrastando o bebê no meio da rua, porque queria que ele andasse até a calçada, mas o menino não conseguia. Nesse momento, o coletivo aguardado por Maria chegou ao local - na Rua Alcides Gonçalves - e ela flagrou a mulher indo embora, deixando a criança no asfalto. "Então nós descemos do ônibus e pegamos o menino. Deixei ele em casa com minhas filhas e fui ver se achava ela [a mãe], mas não encontrei. Nunca a tinha visto antes", afirmou Maria, que chamou a Polícia Militar.

Uma viatura da PM também realizou patrulhamento pelo bairro em busca da suposta mãe, mas ela não foi localizada. "Segundo informações de uma pessoa no local, essa moça costuma pedir dinheiro para comprar alimentos e roupas para essa criança", disse o tenente da PM Alberto Vinícius Caldeira Lima, destacando que também existe a suspeita de que a mulher seja usuária de drogas. Os policiais encaminharam o garoto ao Conselho Tutelar.
O conselheiro Wilton Sérgio Ferreira afirmou que o bebê não apresenta ferimentos, nem sinal de desnutrição. O menino foi encaminhado a um abrigo, até a Justiça determinar para onde deve ser levado definitivamente. A hipótese de que ele possa ficar sob a guarda de uma família de apoio não está descartada. "Apareceram algumas pessoas dizendo serem avós, relatando o fato, mas tudo vai ser representado ao Ministério Público e caberá a ele tomar as medidas cabíveis", disse.
Segundo o diretor da Vara da Infância e Juventude, Douglas Quintanilha, uma adolescente de 17 anos se apresentou à Justiça na tarde desta sexta, dizendo ser a mãe da criança. Entretanto, como a jovem não portava nenhum documento de identificação dela e do bebê, foi orientada a providenciar os papéis para reaver a guarda. Enquanto isso, o garoto continuará em um abrigo municipal, sob os cuidados do Conselho Tutelar.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir