Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2014

Como economizar água com jogos e dicas em aplicativos
Um quebra-cabeça no aplicativo de celular "Nossa Água" foi uma das formas encontradas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto Akatu para chamar a atenção das pessoas e conscientizá-las sobre a importância de consertar vazamentos e
Como economizar água com jogos e dicas em aplicativos
Foto: g1.globo.com

Para passar fases no jogo "O Encanador", o usuário precisa emendar um cano a outro, até a tubulação estar toda conectada e sem perda. A ferramenta permite ainda uma "disputa" entre amigos que resolverem o vazamento em menos tempo. E isso também deve ocorrer na prática.

Quanto mais rápido um vazamento em casa for consertado, menor será o prejuízo. (Na vida real, um buraco de apenas dois milímetros de diâmetro em um encanamento desperdiça até 3,2 mil litros de água em um dia, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo).

O app ainda dá dicas práticas para redução do consumo em casa aparecem no display do smartphone. O "Nossa Água" também calcula quantos litros foram gastos conforme o tempo do chuveiro aberto e faz um ranking do consumo em relação ao banho dos dias anteriores. Se houver economia, o sistema elogia, mas se a quantidade de água aumentar, o aplicativo faz um alerta ao usuário.

O aplicativo é fácil de usar e está disponível, de graça, para smartphones com sistema operacional Android. Para fazer o download, é preciso entrar no Google Play, a loja virtual do Android. Os criadores pretendem que, até o fim do ano, seja possível baixar nos sistemas operacionais iOS (Apple) e Windows Phone.

O G1 testou outros três aplicativos de celular gratuitos que podem ser aliados na hora de economizar água. O mais simples e objetivo é um "despertador para o banho". Mas há ainda outros mais complexos, que exigem paciência para registrar tudo o que gastar de água. A recompensa será descobrir se o consumo está acima da média ou o que pode ser comprado com a economia feita (veja aqui mais detalhes sobre esses apps).


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir