Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2014

Garoto que só se alimenta por sonda segue internado após
Ele continua hospitalizado devido à problemas de pressão alta, diz médico. Menino de 4 anos com problema neurológico também não anda nem fala.
Garoto que só se alimenta por sonda segue internado após
Foto: g1.globo.com

Após passar por cirurgia na última quarta-feira (10) para colocação de uma nova sonda, o menino Sérgio Luan Gonçalves, 4 anos, que não consegue ingerir alimentos sólidos devido a um problema neurológico, segue internado na enfermaria do Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Segundo o médico responsável pelo tratamento, Zacharias Calil, o garoto já recebeu alta em relação à cirurgia, mas continua hospitalizado por causa de pressão alta.
"Ele apresentou piora no sábado [13]. Tiveram que dobrar a medicação dele para poder baixar a pressão que estava em 15 por 8, enquanto para uma criança normal seria de 11 por 7", explicou Zacharias Calil. O menino deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira (15).
Morador de Rio Verde no sudoeste goiano, Sérgio não anda nem fala e, desde fevereiro, só podia tomar um leite especial, que era ingerido através de uma sonda colocada em seu nariz e que ia para o estômago passando pela garganta. Na última quarta-feira (10), foi colocada uma nova sonda, rente à pele da barriga da criança e que chega ao estômago sem passar por outros órgãos. Uma válvula também foi posta no esôfago dele para evitar que o alimento seja regurgitado.

Segundo o cirurgião, Sérgio já está se alimentado com 250 ml a cada quatro horas. O médico acredita que na próxima semana ele conseguirá ingerir alguns tipos de comidas pastosas.
Calil explicou que o procedimento cirúrgico que a criança passou deve dar mais qualidade de vida ao menino. "Essa cirurgia vai dar um alívio muito grande pra ele, porque ele tinha uma infecção crônica pulmonar e uma sinusite crônica. Pelo menos desse quadro ele já vai ficar livre. Além disso, ele vai poder se alimentar melhor, pois a nova sonda é mais grossa e não é um corpo estranho para o organismo igual à outra", disse.
Problema neurológico
Com uma semana de vida, Sérgio sofreu uma parada cardíaca e apresentou um problema neurológico que culminou com a infecção. Como sequelas, ele ficou sem andar e falar. Ao longo dos anos, o menino passou a apresentar dificuldades para se alimentar, pois os alimentos não chegavam ao estômago e eram desviados para o pulmão.
Para a família do garoto, a realização da cirurgia foi uma grande conquista. "Nossa expectativa é a melhor possível, porque ele está bem melhor. Ele vai poder se alimentar um pouco melhor, com sopa e outros líquidos, coisa que ele não fazia", disse a dona de casa Indiara Gonçalves, de 24 anos, mãe de Sérgio.
Além da melhoria alimentar, ela espera que o filho também tenha uma nova qualidade de vida. "Ele gosta muito de brincar, mas não podia porque tivemos que amarrar as mãozinhas dele para ele não tirar a sonda que passava pelo nariz. Agora, já vamos poder desenfaixar as mãos e ele vai voltar a brincar como antes", afirma.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir