Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2014

No TO, 22.477 eleitores com menos de 18 anos se preparam
Estudantes j� demonstram preocupa��o com a pol�tica no Tocantins. Apesar do interesse, n�mero � menor se comparado com elei��es de 2012.
No TO, 22.477 eleitores com menos de 18 anos se preparam
Foto: g1.globo.com

Apesar do voto ser obrigat�rio apenas para os maiores de 18 anos, jovens com 16 e 17 anos do Tocantins j� demonstram interesse em participar das elei��es. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, no estado, dos 996.887 eleitores, 8.419 t�m 16 anos, equivalente a 0.8% do eleitorado e 14.058 t�m 17, 1,4% dos eleitores. Eles t�m o direito garantido pela Consitui��o Federal, embora o voto para a faixa et�ria seja facultativo.

A estudante do ensino m�dio, Luana Campos, de 17 anos, que mora em Palmas, est� inclu�da neste n�mero de jovens que tirou o titulo de eleitor e devem participar do processo eleitoral em outubro deste ano. Ela contou que solicitou o documento em janeiro deste ano, incentivada pelo pai. A estudante sabe que n�o � obrigada a votar, mas j� se "preocupa com a sociedade". Luana tamb�m acredita que pode contribuir para eleger bons pol�ticos no Tocantins.
"Estou acompanhando as propagandas e entrevistas para ver quais candidatos t�m as melhores propostas para nosso estado e j� decidi em quais eu vou votar". Luana tamb�m disse que est� animada para participar, juntamente com os eleitores de Palmas, pela primeira vez, do voto biom�trico.
Apesar de alguns jovens desta faixa et�ria j� se preocuparem com o voto, os dados divulgados pelo TSE mostram que a quantidade de eleitores com 16 e 17 anos caiu 40,8% em rela��o ao ano de 2012. Naquele ano, foram registrados 17.478 eleitores com 16 anos e 20.496 com 17, n�mero significativo em rela��o ao divulgado nas elei��es deste ano.
Para o professor e pesquisador da �rea de pol�tica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Jos� Manoel Miranda, a queda no n�mero destes eleitores pode ter sido provocada por diversos fatores. "Em 2012 aconteceram as elei��es municipais que t�m uma presen�a maior do eleitor e possuem um cunho mais emotivo. J� as elei��es para governador e presidente s�o mais frias e mais racionais". O pesquisador ainda explicou que o jovem prefere "n�o entrar em algo que n�o tem a op��o de sair".
Miranda ainda afirmou que as propagandas da Justi�a Eleitoral devem ser mais atrativas e menos contundentes. "Ao mesmo tempo em que as propagandas convidam o jovem para tirar o t�tulo, elas dizem para o eleitor n�o votar em candidatos ficha suja. Por que a Justi�a n�o tira o corrupto antes dele se candidatar?" Al�m disso, o voto, de acordo com o professor, gera uma responsabilidade. "Ter o t�tulo � f�cil, mas n�o basta ser eleitor, o jovem precisa ser um cidad�o e escolher bons representantes para pa�s", completou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir