Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2014

Início do recadastramento de pescadores é adiado
Início iria iniciar dia 17 deste mês, mas ficou para o dia 29. As informações devem ser atualizadas anualmente.
Início do recadastramento de pescadores é adiado
Foto: g1.globo.com

O início do recadastramento dos pescadores, que deveria ser no dia 17, foi adiado para o fim do mês. Os pescadores filiados à Colônia Z-20, que funciona em Santarém, do oeste do Pará, devem ficar atentos para o novo prazo, que inicia dia 29 de setembro.
"Por questão de estrutura nossa. Estamos nos estruturando para fazermos esse procedimento, tanto com segurança e com rapidez para o associado que adiamos a data", informou o diretor de assistência social da Z-20, Jucivaldo Pereira.
saiba mais
Atraso em expedição de documento pode prejudicar pescadores
Pescadores querem ampliação de parcelas do seguro defeso
A determinação do cadastramento é do governo federal. As informações devem ser atualizadas anualmente. Ao fazer a manutenção da licença, o pescador confirma que exerce a pesca para fins comerciais. Mas é requisito básico o preenchimento do relatório de exercício da atividade pesqueira. É preciso informar a produção, frequência de atividades, e quem são os consumidores. Tudo isso para manter a carteira licenciada e ter autorização para exercer a atividade.
"Se ele não fizer, vai ser suspenso o seu registro e, posteriormente, cancelado. Numa situação dessa, ele fica impossibilitado de acessar qualquer benefício do governo, principalmente os previdenciários", enfatizou Pereira.
A atualização cadastral também é importante para que os pescadores fiquem aptos a receber o seguro defeso, benefício que é pago enquanto fica proibida a atividade pesqueira na região.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir