Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2014

"Vai em paz", teria dito Dom Orani após ter arma na cabeça
Arcebispo do Rio saiu do Sumaré com destino a Glória quando foi rendido. Segundo assessor, bandido o reconheceu e pediu desculpas, mas roubou.

Foto: g1.globo.com

O Arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, vítima de assalto a mão armada na noite desta segunda-feira (15), teve uma arma apontada para sua cabeça, segundo a assessoria da Arquidiocese. Ao fim do roubo, o Dom Orani teria mostrado compaixão com o assaltante que o rendeu: "Vai em paz, meu filho", teria dito.
Ainda de acordo com a Arquidiocese, ele seguia do Sumaré com destino à Glória quando o carro em que estava com um fotógrafo, um seminarista e um motorista da Arquidiocese foi interceptado por três criminosos armados em Santa Teresa.
De acordo com um dos assessores da Arquidiocese, que também foi vítima do crime, o assaltante teria perguntado a Dom Orani: "Você é da igreja?". Ao ouvir a confirmação, ele teria dito. "Você me perdoa? Eu não queria estar fazendo isso", contou o assessor. Ainda segundo os relatos, o assaltante teria apontado a pistola para a cabeça de todas as pessoas que estavam no carro.

O assalto ocorreu por volta de 20h30. O carro em que Dom Orani seguia foi fechado por outro veículo. Um dos assaltantes apontou a arma para o cardeal e exigiu que todos entregassem seus pertences.

Segundo o assessor, o assaltante reconheceu Dom Orani e pediu desculpas pela ação criminosa, mas não desistiu de concluir o roubo. Ele recolheu anel, cordão, crucifixo, caneta e telefone do arcebisbo, a mochiça e o paletó do motorista, a batina do seminarista e todo o equipamento fotográfico do fotógrafo.

Ainda segundo o assessor, o criminoso teria demostrado a intenção de levar o carro da Arquidiocese, mas desistiu depois de reconhecer o cardeal. Ninguém foi ferido na ação.

Durante a fuga, os assaltantes abandonaram a maioria dos objetos roubados, que foram recuperados pela polícia. Apenas o equipamento do fotógrafo não foi deixado.

Em nota, a Arquidiocese esclareceu que Dom Orani seguiu para o compromisso agendado na Glória, enquanto as outras vítimas foram para a delegacia registrar a ocorrência. O caso foi registrado na 10ª DP (Botafogo).

Assaltos em série
O bairro histórico de Santa Teresa vem sofrendo com a constante ação de assaltantes que têm aterrorizado moradores e turistas. Na semana passada, três suspeitos foram presos e um menor apreendido. Eles teriam sido flagrados em imagens que mostram o grupo asaltando taxistas e motoristas. A maioria dos casos aconteceram na Rua Santa Cristina, onde uma curva acentuada dificulta a visão dos condutores e uma escadaria serve de atalho para a fuga.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, os números de roubos aumentaram no Centro, Santa Teresa e Lapa. De janeiro a julho deste ano, os roubos cresceram 45% em relação ao mesmo período do ano passado. Os de carga, 150%.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir