Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2014

"Fiquei sem andar", diz primeira infectada por chikungunya
Professora do Amap� contraiu doen�a em Oiapoque, na divisa com Guiana. Pai da paciente tamb�m foi infectado; ambos n�o sentem mais sintomas.

Foto: g1.globo.com

A professora Priscila Cordovil, de 31 anos, relatou que ficou por uma semana sem andar por causa dos sintomas do v�rus chikungunya. Moradora de Oiapoque, a 590 quil�metros de Macap�, a funcion�ria p�blica foi o primeiro caso confirmado de infec��o da doen�a no Brasil, segundo o Minist�rio da Sa�de (MS). O pai dela, um motorista de 59 anos, tamb�m foi diagnosticado com o v�rus. Ambos moram na mesma cidade, na divisa amapaense com a Guiana Francesa.
"Os sintomas s�o parecidos com os da dengue que s�o febre, dor de cabe�a e no corpo e coceira. Tamb�m senti dores nas articula��es que me impossibilitou de andar por uma semana. Hoje eu n�o sinto mais nada", contou a professora por telefone � TV Amap�. Atualmente Priscila faz fisioterapia para ajudar na recuperara��o dos movimentos da perna.
De acordo com a Coordenadoria de Vigil�ncia em Sa�de no Amap� (CVS), o pai da professora tamb�m teve os sintomas tratados e voltou a trabalhar. O tratamento consistiu em curar um sintoma por vez. A infec��o de ambos foi confirmada pelos resultados dos exames emitidos na segunda-feira (15) pelo Instituto Evandro Chagas, no Par�.

Os dois casos confirmados em Oiapoque deixaram em alerta a CVS no Amap�, que intensificou a��es de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doen�a. A suspeita � que o v�rus tenha entrado no estado pela Guiana Francesa, onde pessoas morreram em decorr�ncia da doen�a.
At� agosto de 2014, outros dois casos da doen�a foram confirmados pelo Laborat�rio Central do Amap� (Lacen). A infec��o deles teria ocorrido na Guiana Francesa e Guadalupe.
Medidas
Ap�s o an�ncio dos casos confirmados no Amap�, o Minist�rio da Sa�de afirmou que prepara uma s�rie de medidas de conscientiza��o para evitar a dissemina��o da doen�a e adiantou a expans�o do Levantamento R�pido do �ndice de Infesta��o por Aedes aegypti (LIRAa), aumentanto de 1,8 mil munic�pios para 2 mil cidades o mapeamento da presen�a do mosquito transmissor da dengue e chikungunya.

Chikungunya
O v�rus chikungunya foi identificado pela primeira vez entre 1952 e 1953, durante uma epidemia na Tanz�nia. Mas casos parecidos com essa infec��o � com febres e dores nas articula��es � haviam sido relatados em 1770. O agente transmissor � o mosquito aedes aegypti, mesmo causador da dengue, e aedes albopictus.
Quais s�o os sintomas?
Entre quatro e oito dias ap�s a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articula��es. Outros sintomas, como dor de cabe�a, dor muscular, n�usea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferen�a s�o as intensas dores articulares.
Tem tratamento?
N�o h� um tratamento capaz de curar a infec��o, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento � paliativo, com o uso de antipir�ticos e analg�sicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma op��o terap�utica � o uso de corticoides.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir