Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2014

Tartarugas iniciam temporada de desova no Espírito Santo
Desova nas praias do estado deve durar até março de 2015. Projeto Tamar orienta aos frequentadores a terem cuidado.
Tartarugas iniciam temporada de desova no Espírito Santo
Foto: g1.globo.com

Frequentadores das praias do Espírito Santo precisam ter atenção com a temporada de desova de tartarugas. A temporada vai durar até março de 2015. Segundo o Projeto Tamar, das cinco espécies existente no país, duas estão frequentemente nas praias do Espírito Santo.
O Projeto Tamar orienta aos banhistas a terem cuidado para não interferirem no processo de desova e incubação dos animais. O projeto ainda alerta aos frequentadores das praias para o fato de que as tartarugas poderem realizar a desova em qualquer parte da areia.
A bióloga do Projeto Tamar Jordana Freire conta que é fácil identificar o ninho, pois, pela tartaruga ser um animal pesado, ela deixa um rastro bem nítido na areia quando o ninho ainda é recente. "Quando ela cava o ninho, a tartaruga deixa um círculo que chamamos de cama e que é uma marca arredondada em cima da areia", contou.
Jordana ainda diz que as pessoas que desejarem ver a desova devem manter distância e fotografar sem flash para não assustar o animal e impedir o processo. A desova deve acontecer no fim de novembro.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, a sede do projeto Tamar em Vitória fica na avenida Nossa Senhora dos Navegantes e é aberta ao público de terça a domingo as 8h30 até as 17h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir