Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2014

"Homem em trampolim" é atração em intervenção artística
Obra foi colocada pelo artista Eduardo Srur na Ponte Cidade Universitária. Em 2012, artista colocou carruagem imperial na Ponte Estaiada.

Foto: g1.globo.com

O Rio Pinheiros, um dos mais poluídos do país, será alvo de uma série de intervenções artísticas que serão apresentadas oficialmente na próxima sexta-feira (19) em São Paulo. Resultado do trabalho do artista plástico Eduardo Srur, as peças irão ocupar margens, córregos e pontes para denunciar a degradação do espaço.
A montagem da intervenção batizada de ""As Margens do Rio Pinheiros" começou na madrugada desta quarta-feira (17). A Ponte Cidade Universitária recebeu o manequim realista de um homem vestido apenas com uma regata e roupa íntima que, em um trampolim, parece se preparar para pular no Rio Pinheiros.
De acordo com Srur, entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta-feira (18), outras três pontes da Marginal Pinheiros receberão intervenções parecidas. Também em trampolins, mais três personagens representando a população paulistana serão colocados nas pontes Cidade Jardim, Eusébio Matoso e Morumbi.
A ideia da obra, segundo o artista, é chamar a atenção para o problema da poluição nos rios que cortam a capital paulista. "A intervenção mostra o cidadão paulistano observando a sujeira e inutilidade que infelizmente tomaram conta do nossos rios metropolitanos", disse.
A "exposição maluca", como classificou o próprio Srur, "começará de um jeito, mas sofrerá diversas mudanças, que devem durar até novembro", contou. As intervenções são um projeto incentivado pela Secretaria de Cultura do Estado, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Série de intervenções
Em 2006, em outra ação do artista, caiaques tripulados por manequins foram colocados nas águas do mesmo Rio Pinheiros. Já em 2008, 20 esculturas infláveis gigantes, em forma de garrafas PET, foram depositadas no Rio Tietê. Além disso, o artista foi responsável por colocar uma carruagem imperial na Ponte Estaiada.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir