Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2014

Brasil indica "Hoje eu quero voltar sozinho"
Longa tem protagonista cego e gay e j� ganhou pr�mio em Berlim. Sele��o final para candidatos a melhor filme estrangeiro � feita pelo Oscar.
Brasil indica
Foto: g1.globo.com

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (18), em evento na Cinemateca Brasileira, em S�o Paulo, que o longa "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2015 de melhor filme em l�ngua estrangeira.

A sele��o final dos concorrentes na categoria ainda ser� definida pela organiza��o da Academia de Artes e Ci�ncias Cinematogr�ficas de Hollywood, respons�vel pela premia��o. Os indicados devem ser divulgados no dia 15 de janeiro. A 87� edi��o do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.

"Hoje eu quero voltar sozinho" mostra a hist�ria de um garoto deficiente visual e homossexual, Leonardo, interpretado por Guilherme Lobo. Na trama, o protagonista tenta fugir da superprote��o da m�e e tem de lidar com as descobertas da adolesc�ncia. Um dos temas � justamente um romance jovem gay.

O filme teve estreia mundial no prestigiado Festival de Berlim, em fevereiro. L�, ganhou o Teddy de melhor longa para um filme com tem�tica LGBT e o pr�mio da Fipresci (Federa��o Internacional de Cr�ticos de Cinema) de melhor filme da mostra Panamorama. Na �poca do lan�amento no Brasil, o diretor afirmou que houve uma "invas�o gay" brasileira em Berlim.

Sobre a produ��o, Marta Suplicy disse nesta quinta, durante o an�ncio: "� uma obra de alta sensibilidade, de linguagem universal. Pode fazer hist�ria para n�s".

Dizendo-se surpresa com a pr�-indica��o, a produtora Diana Almeida informou que "Hoje eu quero voltar sozinho" estreia nos Estados Unidos em 7 de novembro. Primeiro, em salas de Nova York e San Francisco, depois em mais 30 cidades. Para ela, o romance gay � mostrado de forma "leve". "� um filme com formato cl�ssico, mas com um protagonista diferente, cego e gay. E deu supercerto", afirmou. "Foram quatro anos e meio para fazer esse filme. � muita pretens�o falar que vai ajudar a diminuir a homofobia no Brasil, mas ele passa uma mensagem muito positiva. E os relatos do p�blico at� agora foram incr�veis, mesmo do p�blico heterossexual." O cineasta Daniel Ribeiro n�o participou do evento na Cinemateca porque est� lan�ando o filme na Austr�lia.

A �ltima vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com "Central do Brasil". Tamb�m concorreram ao pr�mio "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que � isso, companheiro?" (1998).

Advers�rios
O prazo para o recebimento de inscri��es de longas brasileiros se encerrou no dia 10 de setembro. Foram admitidas apenas produ��es exibidas no circuito comercial pela primeira vez e por pelo menos sete dias consecutivos no per�odo de 1� de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014, comprovado por meio do cronograma de exibi��o.

De acordo com o Minist�rio da Cultura, 20 filmes foram inscritos, mas dois deles ("Faroeste caboclo" e "A cole��o invis�vel") n�o puderam concorrer por terem entrado em cartaz antes da data limite estipulada pela Academia. A Comiss�o Especial de Sele��o era formada por George Torquato Firmeza, Jeferson Rodrigues de Rezende, Luis Erlanger, Sylvia Regina Bahiense Naves e Orlando de Salles Senna.

Os �ltimos representantes do Brasil na sele��o aos indicados a melhor filme em l�ngua estrangeira foram "O som ao Redor" em 2014, "O palha�o" em 2013, "Tropa de elite 2: O inimigo agora � o outro" em 2012, "Lula, o filho do Brasil" em 2011 e "Salve geral" em 2010. E a �ltima vez em que uma produ��o nacional conseguiu chegar � lista final dos cinco indicados foi em 1999, com "Central do Brasil".
Veja a lista dos 18 filmes que disputaram a sele��o nacional para o Oscar 2015:

"A grande vit�ria", de Stefano Capuzzi
"A oeste do fim do mundo", de Paulo Nascimento
"Amaz�nia", de Thierry Ragobert
"Dominguinhos", de Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar
"Entre n�s", de Paulo Morelli
"Exerc�cio do caos", de Frederico Caos
"Get�lio", de Jo�o Jardim
"Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro
"Jogo de xadrez", de Lu�s Ant�nio Pereira
"Minhocas", de Paolo Conti e Arthur Nunes
"N�o pare na pista: A melhor hist�ria de Paulo Coelho", de Daniel Augusto
"O homem das multid�es", de Marcelo Gomes e Cao Guimar�es
"O lobo atr�s da porta", de Fernambo Coimbra
"O menino e o mundo", de Al� Abreu
"O menino no espelho", de Guilherme Fi�za Zenha
"Praia do futuro", de Karim A�nouz
"Serra pelada", de Heitor Dhalia
"Tatuagem", de Hilton Lacerda

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir