Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2014

Iate encalhado em praia do Rio ganha pichação irônica
Criolla II será retirada após apresentação de plano de desencalhe. GPS do iate foi furtado e perda pode atrapalhar nas investigações
Iate encalhado em praia do Rio ganha pichação irônica
Foto: g1.globo.com

O iate que encalhou há cinco dias na Praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, amanheceu pichado com a frase "Vendo barato", nesta quinta-feira (17). O Criola II será retirado após a apresentação de um plano de desencalhe para a Capitania dos Portos. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas e o prazo para um laudo final é de 90 dias.
Como mostrou o G1 nesta quinta-feira (18), o aparelho de GPS do iate foi furtado e falta dele pode atrapalhar o trabalho da perícia. Segundo um representante da seguradora, o equipamento pode ser comparado à caixa-preta de um avião e permite que as autoridades verifiquem a sequência de navegação antes do incidente.

A embarcação foi "canibalizada", termo usado pela seguradora, após o encalhe na praia. Um cinegrafista a amador flagrou imagens de um homem retirando objetos em um saco de dentro do iate. A presença de banhistas não intimidou a ação.

Luis Carlos Peixoto de Lima Ramos, proprietário do Criola II, destacou que o iate possui seguro e que se sente tranquilo com a situação, mesmo tendo que arcar com os custos da remoção. Ele afirmou ainda que o acidente ocorreu devido à falta de combustível. Mas esta versão foi posta em dúvida pela representante da seguradora.
"Eu acredito que tenha sido muito difícil uma embarcação deste porte e, com o poder aquisitivo do proprietário, ter tido uma pane seca", disse, pedindo para não ser identificado.
Propostas de desencalhe
Duas empresas foram contactadas para apresentar um plano de retirada do iate da orla da praia. Após a escolha de uma das propostas, o documento será entregue à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e precisa de aprovação para ser executado. Segundo informações da seguradora, os trabalhos serão iniciados imediatamente depois do aval da Capitania.

Avaliado em R$ 3 milhões
Um levantamento feito pelo G1 com corretores especializadas em compra e venda de embarcações no Rio indica que um iate como o que encalhou na Praia da Reserva tem valor estimado em cerca de R$ 3 milhões.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir