Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-09-2014

[CAFÉ COM PROSA ] Mangá na feira literária do Anacleto Ramos

[CAFÉ COM PROSA ] Mangá na feira literária do Anacleto Ramos

Trabalho faz parte da preparação para a Feira Literária da unidade

Um grupo de alunos da escola municipal Anacleto Ramos, em Cachoeiro de Itapemirim, tem trabalhado o conteúdo de língua portuguesa de um jeito novo e cativante. Os 150 estudantes dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental estão produzindo mangás, histórias em quadrinhos em estilo japonês, inspirados em obras de autores cachoeirenses.

O projeto começou há cerca de 20 dias, para sensibilizar e preparar os estudantes para a edição deste ano da Feira Literária da escola, programada para quinta-feira (25). Desde então, eles participam de oficinas em que aprendem sobre o conceito e o modo de fazer mangás, além de ter contato com textos de escritores locais.

Proposto pelas professoras de português Ilma Pereira Jumeti e Lorena Lúcia Medeiros, o trabalho já tem resultados que são considerados surpreendentes pela equipe pedagógica.

"Nossos alunos estão bastante entusiasmados. Muitos trabalhos têm um nível de qualidade que superou as nossas expectativas. Estamos avaliando a possibilidade de dar continuidade a essa iniciativa no próximo trimestre", conta a pedagoga Yêda Marly.

Escritores vão à escola para ver trabalhos

Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados a escritores cachoeirenses durante a Feira Literária da escola Anacleto Ramos. Confirmaram participação Evandro Moreira, Vilma Dardengo, Roney Moraes, Maria Elvira, Wagner Santos e Célia Ferreira.

Além de bate-papo entre alunos e autores, a programação inclui exposição de telas artísticas, sessão de cinema, apresentação de teatro, exposição de poesias folclóricas, entre outras atividades com foco no incentivo à leitura, para todos os alunos da unidade de ensino.

Fonte:
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir