Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2014

Produção industrial do Ceará cai 1,3% no primeiro semestre
PIB do Ceará cresceu 3,5% no primeiro semestre de 2014. Queda na produção industrial foi acentuada na construção e transformação.
Produção industrial do Ceará cai 1,3% no primeiro semestre
Foto: g1.globo.com

Apesar de alta no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará – que é a soma de todas as riquezas produzidas no Estado – de 3,5% no primeiro semestre do ano, a indústria no estado teve a redução de -1,3% no período. A queda da produção industrial no Ceará ocorreu em ritmo próximo à média do país, ocasionada, em especial, pelas quedas apresentadas pelas indústrias de setores da construção (-1,0%) e transformação (-2,1%). Os dados, divulgados nesta terça-feira (23), são do Panorama Industrial, publicação do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Indi), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec),

A produção física industrial cearense acumulou queda de -1,5%, contra -2,6% da média brasileira. O resultado é explicado pela retração no segundo trimestre, em que os feriados decorrentes da Copa do Mundo reduziram o número de dias úteis. O melhor resultado do primeiro semestre foi do setor de petróleo, derivados e álcool, com alta de 18,1% em relação ao mesmo período em 2013 no Ceará e 2,1% no Brasil. A indústria têxtil cearense apresentou queda de -22,5% em relação ao mesmo período de 2013 e, no país, também queda de -7,2%.

De acordo com o estudo, a queda nos principais indicadores da indústria cearense não ocorria desde 2011 e reflete a crise apresentada pelo setor, no país. Para os pesquisadores, o elevado pessimismo em relação à economia e à indústria brasileira evidencia a necessidade de aprofundamento de ações voltadas à redução do Custo Brasil e de estímulos à maior inserção internacional e à inovação.

Em relação às condições atuais, o índice de confiança do empresário industrial (ICEI) é 43,3 no Ceará contra 38,4 no Brasil. O ICEI varia de 0 a 100; valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes em relação às condições atuais da sua empresa, da economia cearense e brasileira, bem como às expectativas sobre sua empresa, economia cearense e brasileira.

No comércio exterior, o Ceará também apresentou queda nas importações e elevação das exportações. Mas a expansão nas vendas para o exterior só ocorreu devido à comercialização de óleos combustíveis, operações de transbordo da Petrobras com produtos oriundos de outros estados, o que não ocorreu com esta intensidade em anos anteriores. Entre os demais produtos da pauta de exportação, o Ceará acumula queda de 10,3% no semestre.

O crescimento do faturamento e do ICMS arrecadado na indústria indica tendência de recuperação da produção industrial no segundo semestre, caso se confirme a diminuição do excesso de estoques de produtos finais. Da mesma forma, as expectativas dos empresários são positivas para a demanda por produtos e por insumos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir