Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-09-2014

Maior mina de cobre do mundo entra em greve de 24h no Chile
Pa�s � o maior produtor de cobre do planeta. Quase 2.000 trabalhadores n�o compareceram ao trabalho.
Maior mina de cobre do mundo entra em greve de 24h no Chile
Foto: g1.globo.com

Funcion�rios da mina Escondida, a maior jazida privada de cobre do mundo, que fica na regi�o norte do Chile e � operada pela empresa australiana BHP Billiton, iniciaram nesta segunda-feira (22) uma greve de 24 horas por melhores condi��es de trabalho.

"� uma paralisa��o de advert�ncia de 24 horas convocada pelo sindicato e por isto as atividades est�o interrompidas", disse � ag�ncia de not�cias France Presse Gustavo Tapia, presidente da Federa��o de Minera��o do Chile, que re�ne os sindicatos de trabalhadores do setor.

Quase 2.000 trabalhadores n�o compareceram ao trabalho nesta segunda-feira. Eles alegam que a empresa n�o cumpri os acordos com o sindicato sobre carga hor�ria e seguran�a no trabalho.
A greve n�o contempla manifesta��es ou bloqueios de estradas, segundo Tapia.

Os trabalhadores programaram uma segunda paralisa��o para quarta-feira, como uma nova advert�ncia, e n�o descartam medidas mais r�gidas caso a empresa n�o fa�a um movimento de aproxima��o.

A BHP Billiton n�o fez qualquer coment�rio sobre a greve na mina Escondida.
O local fica a 170 km da cidade de Antofagasta (1.300 km ao norte de Santiago). A mina pertence a BHP Billiton (57,5%), Rio Tinto (30%), JECO Corporation (10%) e JECO 2 ltd (2,5%).

O Chile � o maior produtor de cobre do planeta, respons�vel por quase um ter�o da oferta mundial.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir