Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-09-2014

Nigéria anuncia que líder do grupo islamita Boko Haram
Porta-voz não dá detalhes sobre morte de Abubakar Shekau. Grupo armado islâmico pretende estabelecer um califado na Nigéria.
Nigéria anuncia que líder do grupo islamita Boko Haram
Foto: g1.globo.com

O exército da Nigéria afirmou nesta quarta-feira (24) que o líder do grupo armado islâmico Boko Haram, Abubakar Shekau, está morto, sem esclarecer onde, como ou quando morreu.
Fontes das forças de segurança já haviam anunciado a morte de Shekau em duas oportunidades desde 2009, mas é a primeira vez que exército afirma isso oficialmente.

O Boko Haram combate pela criação de um califado no noroeste da Nigéria. Em abril, o grupo sequestrou mais de 200 meninas em uma escola de uma vila remota de Chibok. As estudantes estavam fazendo uma prova quando homens armados cercaram a escola, as colocaram em caminhões e as levaram. Algumas delas conseguiram escapar. O episódio gerou uma campanha internacional pelo resgate das meninas.
O porta-voz militar Chris Olukolade não deu detalhes sobre a morte de Shekau, indicando que seu nome virou uma "marca do líder terrorista".

Os militares também afirmaram recentemente que haviam matado outro chefe islamita que se fazia passar por Shekau.

Olukolade anunciou a morte de um combatente islamita chamado Mohamed Bashir durante combates na cidade de Kondunga, no estado nigeriano de Borno (nordeste).

"Bashir tem atuado ou aparecido em vídeos como se fosse o falecido Abubakar Shekau, o excêntrico personagem conhecido como líder do grupo Boko Haram", acrescentou.
O Boko Haram (que significa "A educação ocidental é pecado", em língua hausa) combate pela criação de um Estado islâmico. O grupo pretende estabelecer um califado no noroeste da Nigéria.

A insurreição do Boko Haram e sua feroz repressão pelas forças de segurança nigerianas deixaram 10 mil mortos desde 2009, segundo as autoridades da Nigéria, assim como mais de 650 mil deselocados, segundo a ONU.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir