Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2014

Homem é resgatado após parapente ficar preso a árvore
Parapentista ficou pendurado a 30 metros do chão, em mata fechada. Ele foi encontrado após ligar para os bombeiros e indicar dados de GPS.
Homem é resgatado após parapente ficar preso a árvore
Foto: g1.globo.com

Um parapentista foi resgatado após ficar preso em uma árvore a mais de 30 metros do chão no Vale do Paranã, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem partiu de uma rampa de voo livre existente nas proximidades e perdeu o controle do parapente, ficando preso em uma área de mata fechada.

O resgate aconteceu na tarde de sábado (27). O homem foi encontrado depois que enviou mensagens de SMS para amigos e entrou em contato via telefone com os bombeiros. "Ele não sabia onde estava e qual o caminho até o local. Mas como portava um GPS [equipamento que mostra localização exata], nos informou sobre os dados que apareciam no aparelho e conseguimos chegar até lá", explicou ao G1 o comandante do Corpo de Bombeiros de Formosa, capitão Bráulio Flores.

Segundo o bombeiro, após a corporação ser avisada, o parapentista foi localizado em cerca de 40 minutos. "Ele estava bem, sem ferimentos, mas não conseguia descer. A árvore tinha cerca de 15 metros de altura, mas como estava em uma área de desfiladeiro, a altura do solo chegava a cerca de 30 metros. Sendo assim, usamos técnicas de salvamento em altura para resgatá-lo", explicou.

Flores ressaltou que a região é muito procurada por pessoas interessadas em voos de parapente e em asa-delta. "É muito importante que os praticantes tomem muito cuidado e sigam as normas de segurança, pois isso evita riscos", destacou.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir