Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2014

Guerra em Gaza faz turismo em Israel cair 31%
Pa�s esperava recorde de visitantes, mas houve cancelamentos em massa. Imagem persiste mesmo ap�s fim do conflito; ind�stria tenta se recuperar.
Guerra em Gaza faz turismo em Israel cair 31%
Foto: g1.globo.com

Era para ser um ano de recorde no n�mero de turistas em Israel. Mas tudo mudou quando a guerra de 50 dias entre Israel e Hamas gerou cancelamentos de massa de viajantes, esvaziando quartos de hot�is e atra��es tur�sticas.

O conflito prejudicou de forma significativa a pr�spera ind�stria do turismo israelense, causando perdas de centenas de milh�es de d�lares e gerando o temor de que o problema continue por mais tempo ap�s o fim da guerra.

"Nosso desafio � prevenir mais cancelamentos. J� se passou um m�s desde que a guerra acabou, mas ainda h� uma imagem entre os turistas de que n�o � seguro viajar para c�", disse Oded Grofman, da Associa��o de Operadores de Turismo de Israel.

Antes da guerra, o pa�s esperava quebrar o recorde no n�mero de visitantes. H� quase uma d�cada, Israel vem vivendo um boom de turismo, com 3,6 milh�es de estrangeiros chegando ao pa�s no �ltimo ano. O turismo atualmente � uma ind�stria de US$ 5 bilh�es e � respons�vel por criar mais de 110 mil empregos.

Mas houve uma queda de 31% no n�mero de visitantes durante a guerra, em compara��o com 2013. Em agosto, a queda chegou a 36%. O n�mero de visitantes nesse m�s foi o mais baixo desde fevereiro de 2009.

Foguete no aeroporto
A guerra de Israel contra o Hamas ocorreu no in�cio do pico da esta��o tur�stica no pa�s, que inclui julho e agosto e vai at� o in�cio do inverno.

Israel declarou guerra no dia 8 de julho em resposta a ataques de foguetes vindos da Faixa de Gaza e para destruir t�neis usados para atacar israelenses. Mais de 2.100 palestinos e 72 pessoas do lado israelense morreram. Israel e o Hamas assinaram um cessar-fogo em 26 de agosto.

Nenhuma das baixas no lado israelense ocorreram nos destinos tur�sticos Jerusal�m ou Tel Aviv, que resistiram a ataques de foguetes por estarem muito protegidos pelo sistema antim�sseis Domo de Ferro. Mesmo assim, as imagens da guerra rodaram o mundo e assustaram os turistas. Um foguete que caiu perto do aeroporto internacional de Israel fez com que companhias a�reas europeias e americanas suspendessem voos para l� por 48 horas.

O Minist�rio do Turismo de Israel estima as perdas em US$ 544 milh�es. Espera-se agora que um fluxo maior de visitantes no p�s-guerra para os feriados judaicos traga algum al�vio, mas n�o o suficiente para compensar as perdas.

Comerciantes na parte antiga de Jerusal�m dizem que ainda sentem os efeitos da guerra. Ruas cheias de turistas comprando camisetas e souvenirs est�o agora vazias. "Quando a Guerra com Gaza come�ou, acabou. N�o havia ningu�m. Era como se tivesse tido um toque de recolher", diz Kevork Kahvedjian, dono de uma loja no local cujas vendas ca�ram 90%.

A guerra tamb�m provocou o cancelamento de muitos espet�culos estrangeiros, como os de Neil Young, Backstreet Boys e Lana Del Rey.

A ind�stria espera se recuperar. O Minist�rio do Turismo de Israel vai lan�ar novas campanhas em mercados como EUA. Alemanha e R�ssia, buscando atingir nichos de viajantes em comunidades judias e crist�s.

"As pessoas de fora podem achar que aqui � inseguro, mas na verdade � um pa�s muito, muito seguro", disse o ministro do turismo Uzi Landau.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir