Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2014

Japão resgata mais cinco corpos do vulcão Ontake
Monte Ontake não despertava de forma tão forte desde 1979. Gazes tóxicos e cinzas interromperam trabalhos de resgate nesta segunda.
Japão resgata mais cinco corpos do vulcão Ontake
Foto: g1.globo.com

As equipes de resgate que trabalham no Monte Ontake, vulcão que entrou em erupção neste sábado no Japão, conseguiram resgatar mais cinco corpos nesta segunda-feira (29), o que teria elevado a 36 o possível número de mortos - informou a polícia local, de acordo com a agência Associated Press.
As operações de resgate tiveram que ser suspensas nesta segunda por causa dos gases tóxicos e cinzas. No total, 12 corpos foram recuperados, e 24 ficaram ainda no monte. Não está claro se as vítimas morreram por inalar gases tóxicos, sufocados pelas cinzas ou pelo impacto das rochas que caíram.

A polícia disse que as últimas vítimas foram encontradas perto de um santuário no topo do vulcão, a mesma área onde outros corpos foram encontrados antes.

Mais de 200 soldados e bombeiros participam dos trabalhos de buscas aos pés do Ontake, localizado entre as províncias de Nagano e Gifu.

Um vídeo amador publicado na internet mostra o momento que pessoas foram surpreendidas pela erupção do vulcão.

Entre estas vítimas, quatro homens tiveram a morte declarada neste domingo, após terem sido transportados pelos serviços de socorro, segundo o canal de TV público NHK.

Outas dezenas de pessoas sofreram ferimentos, devido à queda de rochas ou se intoxicaram pela inalação de poeira. Uma fonte militar afirmou à France Presse que 63 pessoas ficaram feridas, muitas delas com gravidade. Helicópteros das forças de autodefesa, enviadas ao local no sábado pelo governo, socorreram sete delas.

Um fenômeno pouco comum
O vulcão Ontake, de 3.067 metros de altitude, despertou bruscamente ao meio-dia de sábado, lançando espessas nuvens de fumaça, cinzas e pedras.
"Houve um estrondo e a fumaça escureceu o céu", explicou à agência Kyodo Shuichi Mukai, encarregado de um albergue de montanha perto do topo.
Este episódio raríssimo, o primeiro importante nos últimos 35 anos no caso deste vulcão, suspreendeu mais de 300 caminhantes e turistas neste início de outono (boreal), particularmente propício para as caminhadas.
Muitos visitantes fugiram, em pânico, cobrindo a cabeça e o rosto para evitar a asfixia, segundo testemunhos e vídeos amadores.

"Ninguém imaginaria uma erupção neste tipo de montanha. Eu não podia acreditar", disse um membro da equipe do NHK que estava no local para fazer uma filmagem.

O Monte Ontake não despertava de forma tão forte desde 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo meios de comunicação locais.
Uma erupção de menor magnitude foi registrada em 1991. O vulcão foi responsável por vários sismos em 2007.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir