Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2014

Geekie prorroga prazo para estudante
Alunos podem responder �s quest�es at� 12h de segunda-feira (6). Plataforma oferece plano de estudos para o Enem.
Geekie prorroga prazo para estudante
Foto: g1.globo.com

Atendendo a pedidos de v�rios estudantes, a Geekie prorrogou o prazo de encerramento do segundo simulado online do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem). Os estudantes podem testar seus conhecimentos at� as 12h da pr�xima segunda-feira (6). O prazo encerraria nesta ter�a-feira (30). Ainda na segunda, entra no ar o terceiro simulado, que estar� dispon�vel inclusive durante os dias das provas, marcadas para 8 e 9 de novembro.

FA�A AGORA O SIMULADO DO ENEM
Na plataforma online, o estudante encontra exerc�cios para testar o seu conhecimento e fazer uma avalia��o diagn�stica, e as provas nas quatro �reas do conhecimento do Enem (ci�ncias humanas, ci�ncias da natureza, linguagens e matem�tica). Fazer o segundo simulado � importante para o aluno ver os seus pontos fracos e depois comparar a sua evolu��o quando estiver no ar o terceiro simulado.

Para participar, � preciso fazer um cadastro gr�tis no pr�prio site. A primeira atividade sugerida � um teste diagn�stico. O candidato ent�o recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante d� na plataforma � registrado e, � medida que ele vai avan�ando, o programa se ajusta �s suas necessidades.

Teste para o Enem
Os simulados seguem as mesmas regras do exame do Minist�rio da Educa��o para que os estudantes testem a evolu��o do seu desempenho. O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova.

O segundo simulado, atualmente aberto aos alunos, tem as mesmas quatro provas do Enem, mas cada um traz 22 quest�es. Al�m disso, nessa segunda tentativa de testar os conhecimentos, os estudantes n�o t�m hor�rio fixo para terminar as provas.

J� o terceiro e �ltimo simulado, que ser� aberto nesta quarta, ser� igual o Enem: dividido em duas partes, cada uma com dura��o de quatro horas e meia. A primeira prova traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ci�ncias humanas e 45 perguntas de ci�ncias da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.

A segunda parte traz 45 quest�es de linguagens e 45 quest�es de matem�tica. Depois que o estudante come�a a responder os cadernos de quest�es, n�o � mais poss�vel parar, assim como a prova real. Tamb�m n�o h� op��o de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.

O terceiro simulado ficar� aberto na plataforma at� o dia 9 de novembro.

Plataforma estimula e organiza os estudos
O Geekie Games teve dois milh�es de usu�rios cadastrados em 2013 e 600 mil deles usaram o sistema ativamente. Neste ano, o site abriu cinco meses antes das provas do MEC e estudantes de todo o Brasil chegam a passar o dia inteiro online estudando por meio do met�do da Geekie.

Segundo o estudante Arion Melkan de S�o Paulo, o diferencial da plataforma � explicar os conte�dos das aulas de forma did�tica de modo que n�o � preciso ter algu�m de carne e osso para complementar as informa��es. Arion j� saiu da escola h� quatro anos, mas diz que achou na internet um jeito de estudar no seu pr�prio ritmo sem perder a disciplina. "Tem que partir do aluno essa vontade de estudar", explica ele sobre o motivo do seu empenho at� agora. Isso nem sempre funcionou para ele, por�m.

"Eu sempre tinha vontade, a� minha vontade deca�a. Dessa vez estou tendo regularidade porque a pr�pria plataforma te chama a aten��o. � como ter um professor s� seu."
Aos 16 anos e cursando o 3� ano do ensino m�dio em uma escola p�blica, Larissa de Oliveira pretende prestar vestibular para odontologia na Universidade Federal do Cear� (UFC) e, para atingir o objetivo, ela adotou o Geekie Games como parte dos estudos. "O processo de estudo pelo simulado � muito envolvente, chega uma hora em que n�o consigo parar", diz Larissa.

Matheus Klinsmann de Souza Donato, de Mossor� (RN), tem 19 anos e segue uma rotina de estudos de mais de dez horas por dia no Geekie para poder disputar vagas em cursos de medicinas das universidades federais. "Entrei na plataforma e fiquei fazendo as atividades de diagn�stico do meu desempenho", conta o estudante. "Fiz os simulados e j� tive uma �tima evolu��o principalmente na �rea de ci�ncias da natureza. Est� sendo muito legal participar da plataforma. O erro � pontual, consegue identificar seus pontos fracos."

Movido pelo sonho de estudar medicina, Jefferson Ver�ssimo da Silva, de 23 anos, morador de Macei� (AL), contrariou a fam�lia e abandonou o curso de ci�ncias cont�beis na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no ano passado e hoje estuda em casa, sozinho, com ajuda de livros e dos exerc�cios e simulados online. "Entro todos os dias na plataforma, fico o dia todo, por�m, para a parte de ci�ncias da natureza preciso complementar os estudos com os livros. N�o aprendi nada na escola e tive de come�ar do zero."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir