Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-10-2014

80 pessoas tiveram contato com paciente que tem ebola
Inicialmente, pa�s divulgou que 18 pessoas tinham entrado em contato. Paciente com v�rus viajou da Lib�ria para os EUA, passando por Bruxelas.
80 pessoas tiveram contato com paciente que tem ebola
Foto: g1.globo.com

Autoridades de sa�de do Texas informaram nesta quinta-feira (2) que ao menos 80 pessoas estiveram em contato em algum momento com o primeiro paciente diagnosticado com ebola nos Estados Unidos, um salto significativo em compara��o ao n�mero inicialmente divulgado de quem teria sido exposto ao v�rus � 18, segundo o governo dos EUA.

Al�m disso, quatro integrantes da fam�lia do paciente foram colocados em quarentena dentro da pr�pria casa, como cautela. As informa��es foram divulgadas pela ag�ncia Reuters, a partir de um relat�rio obtido pela emissora NBC.
A ag�ncia Associated Press identificou o paciente com ebola. O liberiano Thomas Eric

Duncan foi a um pronto-socorro em Dallas na sexta-feira (26) e disse que vinha da �frica, mas a informa��o n�o foi passada adiante pela equipe que o atendeu, de modo que ele foi mandado de volta para casa com antibi�ticos, segundo sua irm�.

Duncan est� isolado desde domingo, depois que sua situa��o piorou. Ele est� nos EUA pela primeira vez, para visitar a fam�lia. Cinco crian�as tiveram contato com o paciente, de acordo com o governador do Texas, Rick Perry.

O primeiro paciente diagnosticado viajou da Lib�ria para o Texas via Bruxelas, informou a principal autoridade em sa�de p�blica do Canad�, Greg Taylor. Com isso, as companhias a�reas norte-americanas e sua associa��o comercial, chamada Airlines for America, est�o em contato pr�ximo com os Centros de Controle de Doen�as e Preven��o sobre as medidas a serem tomadas pelo governo dos EUA para lidar com as preocupa��es de sa�de a respeito do v�rus, de acordo com um porta-voz da companhia JetBlue.

V�rus transmitido durante socorro
Reportagem do "New York Times" feita na Lib�ria afirma que Duncan pode ter se infectado quando ajudou a carregar a filha doente do dono do local onde vive em Monr�via.

O governo da Lib�ria enfatizou, nesta quarta-feira, que o paciente n�o tinha sinais de ebola quando deixou o pa�s. Segundo o ministro da Informa��o, Lewis Brown, o pa�s implementou medidas de triagem rigorosas que est�o evitando que o ebola se espalhe por viagens a�reas.

Os americanos discutem atualmente a possibilidade de usar drogas experimentais ou transfus�o de plasma sangu�neo de um paciente que se curou do ebola para tratar o paciente diagnosticado com a doen�a no Texas. De acordo com a Casa Branca, o presidente Barack Obama j� foi informado sobre os detalhes do caso por Tom Frieden, dos CDC.

Outros americanos infectados
Desde que come�ou a epidemia de ebola na �frica Ocidental, os Estados Unidos j� tinham recebido outros americanos infectados pela doen�a. Por�m, nesses casos, eles j� chegaram ao pa�s com o diagn�stico da infec��o, com uma estrutura de isolamento j� preparada para receb�-los.

Foi o caso do m�dicos mission�rios Kent Brantly e Rick Sacra, al�m da trabalhadora volunt�ria Nancy Writebol. Infectados na Lib�ria, os tr�s foram tratados nos Estados Unidos e tiveram alta recentemente.

O Instituto Nacional de Sa�de americano (NIH) reportou ainda ter recebido outro m�dico americano que foi exposto ao v�rus enquanto trabalhava em Serra Leoa de maneira volunt�ria.

Mais de 3 mil mortos na �frica
O balan�o mais recente divulgado nesta quarta-feira (1�) pela Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) calculou que 3.338 pessoas j� morreram de ebola desde o in�cio da epidemia, em mar�o, em cinco pa�ses da �frica Ocidental. Ao todo, 7.178 pessoas foram infectadas nessa regi�o.

S� a Lib�ria j� registrou 1.998 mortes, quase tr�s vezes mais do que Guin� e Serra Leoa, os outros dois pa�ses mais afetados pela doen�a, de acordo com as informa��es da OMS.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir