Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-10-2014

Walt Disney socorre Euro Disney com acordo de financiamento
Neg�cio poder� dar a grupo controle sobre maior atra��o tur�stica europeia. Resort tem lutado em meio � crise econ�mica na Europa.
Walt Disney socorre Euro Disney com acordo de financiamento
Foto: g1.globo.com

A Walt Disney Co compareceu para o resgate de sua deficit�ria subsidi�ria Euro Disney com um financiamento de 1 bilh�o de euros (US$ 1,3 bilh�o) anunciado nesta segunda-feira (6), que poder� dar ao grupo norte-americano o controle total sobre a maior atra��o tur�stica da Europa.

O acordo inclui uma emiss�o de a��es e reestrutura��o de d�vida, e vai injetar 420 milh�es de euros em dinheiro no grupo Euro Disney e eliminar 600 milh�es de sua d�vida com a Walt Disney atrav�s de uma troca de a��es.

A Euro Disney � atualmente 40% detida pela Walt Disney e 10% pelo pr�ncipe saudita Alwaleed bin Talal. A emiss�o de a��es dever� levantar 351 milh�es de euros, sendo aberta a todos os acionistas, mas apoiada pela Walt Disney, que ser� obrigada a fazer uma oferta p�blica por toda a empresa.

A vinte quil�metros a leste de Paris, o resort tem lutado em meio � crise econ�mica na Europa, com as visitas caindo em 700 mil a 800 mil, para pouco mais de 14 milh�es de visitantes no ano passado. Ao mesmo tempo, sua d�vida total de 1,75 bilh�o de euros, que � devida � Walt Disney, tem dificultado a capacidade da empresa de investir em melhorias para o parque.

A empresa disse que estima que a receita para o ano fiscal encerrado em 30 de setembro caia at� 3%, para 1,27 bilh�o de euros, com o lucro antes de juros, impostos, deprecia��o e amortiza��o (Ebitda) recuando para 110-120 milh�es de euros, ante 144 milh�es, e com o preju�zo l�quido subindo para 110-120 milh�es de euros, ante 78 milh�es.

"Esta proposta de recapitalizar a Euro Disney Group � essencial para melhorar a nossa sa�de financeira e permitir-nos continuar fazendo investimentos no resort que melhorem a experi�ncia do h�spede", disse o presidente da empresa, Tom Wolber, em um comunicado.

Segundo o plano, 9 novas a��es ser�o oferecidas para os acionistas por cada papel que detiverem, por 1 euro por a��o, levantando 351 milh�es de euros. A empresa disse que a emiss�o de a��es embutia um desconto de 20% sobre o pre�o de fechamento na sexta-feira, ajustado para a emiss�o de novas a��es.

Al�m disso, os acionistas ter�o a op��o de comprar algumas das a��es emitidas na convers�o da d�vida a 1,25 euro por a��o, para evitar a dilui��o de suas participa��es. A d�vida da empresa vai cair para 998 milh�es de euros, levando o balan�o da empresa de um pAtrim�nio l�quido negativo de cerca de 200 milh�es de euros no final de setembro para um patrim�nio positivo de 800 milh�es.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir