Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2014

Sede do clube Saldanha da Gama em Vitória vai virar museu
Prefeitura de Vitória e Sesc negociam o espaço, comprado em 2006. Secretaria de Esporte funcionava no prédio, mas apresentou rachaduras.
Sede do clube Saldanha da Gama em Vitória vai virar museu
Foto: g1.globo.com

O Clube Saldanha da Gama, localizado entre a Avenida Vitória e Avenida Beira Mar, em Vitória, vai abrigar permanentemente o Museu da Colonização do Solo Espírito-Santense. A prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc) negociam o espaço. Em 2010, a sede passou por reformas para abrigar a Secretária Municipal de Esportes (Semesp), mas em virtude dos desmontes de rocha na baía de Vitória, a edificação apresentou rachaduras e por medidas de segurança a Semesp foi transferida para o Tancredão.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, a Prefeitura de Vitória e o Sesc negociam o espaço, comprado em 2006 pelo município. "Queremos avançar ainda mais nessa negociação, já que o local vai abrigar um museu. A previsão é de concluir a avaliação do imóvel até o final deste mês", disse a secretária.

O Sesc inaugurou, no último dia 27, o Centro Cultural Sesc Glória, após uma obra de restauração do tradicional teatro e cinema do Centro da cidade. Atualmente, o Glória oferece atividades culturais de terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas.

História
O Forte São João foi edificado no período colonial para proteger a cidade dos invasores. A fortaleza teve um papel imprescindível para a defesa da Capitania do Espírito Santo, principalmente a partir de 1592, quando o navegador inglês Candish, temido em todo mundo, ameaçava invadir a ilha.

Com sua importância nas batalhas, se tornou testemunho de resistência do povo capixaba que venceu por duas vezes os holandeses. Em 1767 a edificação ganhou peças de artilharia e enormes paredes de pedra que transformaram o Forte em uma figura imponente de defesa territorial.

O Clube de Regatas Saldanha da Gama, fundado em 1902, com desejo de ter uma sede própria, comprou a antiga edificação do Forte São João, em 1931. Apesar da prática de esportes ser a sua principal atividade, o Saldanha, a partir da década de 20, passou a investir em festas, concursos e eventos que animavam a elite capixaba. Ficou conhecido como o melhor clube do Estado.

Sempre contando com a influência de seus associados, passou por muitos reparos e reformas até 1984 quando se tornou um imóvel tombado pelo município. A partir daí, nenhuma obra que descaracterizasse a arquitetura original foi realizada. A muralha do clube é tombada em nível estadual e considera de interesse de preservação.

A sede do Clube possui 2,5 mil metros quadrados e foi comprada pela Prefeitura em 2006. Mas o Clube continua funcionando em espaço próprio, com 12 mil metros quadrados, ao lado da antiga sede, na área que vai do ginásio até a garagem de remo.

Em 2010, a sede passou por reformas para abrigar a Secretária Municipal de Esportes (Semesp). Em virtude dos desmontes de rocha na baía de Vitória, a edificação apresentou rachaduras. Por medidas de segurança a Semesp foi transferida para o Tancredão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir