Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2014

Ao menos 400 morreram na batalha pelo controle de Kobani
For�as curdas enfrentam os jihadistas do estado Isl�mico. Avi�es da coaliz�o liderada pelos Estados Unidos tamb�m atacam o grupo.
Ao menos 400 morreram na batalha pelo controle de Kobani
Foto: g1.globo.com

Ao menos 400 pessoas foram mortas nas �ltimas tr�s semanas em batalhas entre o grupo radical Estado Isl�mico (EI) e combatentes curdos pelo controle da cidade s�ria de Kobani, informou um grupo de monitoramento nesta ter�a-feira (7).

Militantes de ambos os lados e ao menos 20 civis morreram, segundo o Observat�rio S�rio de Direitos Humanos. A organiza��o diz que documentou 412 mortes, mas que as cifras reais podem chegar ao dobro.

Depois de uma ofensiva iniciada h� tr�s semanas para tentar controlar a cidade estrat�gica curda, pr�xima da fronteira com a Turquia, os jihadistas do EI entraram na localidade na segunda-feira e ocuparam tr�s bairros da zona leste, superando o combatentes curdos, que s�o menos numerosos e t�m menos armas.

Na fronteira turca era poss�vel ouvir os disparos procedentes da cidade, que ainda conta com uma bandeira curda hasteada na �rea central. Os combates de rua prosseguiram durante a noite.

Os avi�es da coaliz�o liderada pelos Estados Unidos atacaram novamente nesta ter�a-feira as posi��es controladas pelo EI no sudoeste de Kobane.

Se os jihadistas, que j� ocupam grandes regi�es do norte e do leste s�rio, conquistarem a totalidade de Kobane, a terceira principal cidade curda da S�ria, eles dominar�o uma longa faixa ininterrupta de territ�rio na fronteira S�ria-Turquia.

Muitos habitantes da cidade fugiram por temor das repres�lias dos jihadistas, que espalham o terror nas regi�es que controlam na S�ria e no Iraque, com estupros, execu��es, persegui��es e outras atrocidades.

Os combates nas ruas acontecem agora nos bairros do sul e oeste de Kobane (Ain al-Arab em �rabe), anunciou o diretor do Observat�rio S�rio dos Direitos Humanos (OSDH, uma ONG com sede na Gr�-Bretanha), Rami Abdel Rahman.

Rahman tamb�m citou ataques da coaliz�o contra as posi��es do EI nos sub�rbios do leste e sudeste da cidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir