Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-10-2014

Manifestantes em Hong Kong criam ponto de recarregamento
Local oferece acesso a eletricidade gratuitamente, 24 horas por dia. "Revolta do guarda-chuva" usa celulares para troca de informa��es.
Manifestantes em Hong Kong criam ponto de recarregamento
Foto: g1.globo.com

As redes sociais e as informa��es compartilhadas via celulares e tablets s�o uma marca da "revolta do guarda-chuva", a manifesta��o pr�-democracia em Hong Kong. O correspondente da TV Globo na �sia, M�rcio Gomes, mostra que os manifestantes se organizaram num local pr�ximo ao centro dos protestos para criar um ponto gratuito de carregamento de celulares que funciona 24 horas por dia.

As negocia��es entre os manifestantes e o governo da cidade sob controle chin�s devem ser retomadas no fim desta semana. Lideradas por estudantes, as manifesta��es se acalmaram desde os embates com a pol�cia mais de uma semana atr�s, e o n�mero de pessoas presentes nos protestos caiu ap�s os confrontos violentos no final de semana entre manifestantes e advers�rios pr�-Pequim.

Os manifestantes exigiram que o executivo-chefe de Hong Kong, Leung Chun-ying, renunciasse e que a China conceda ao povo de Hong Kong o direito de votar no l�der de sua escolha nas elei��es de 2017. Pequim quer selecionar os candidatos para o cargo, e Leung, indicado pela China, ignorou os clamores por sua demiss�o.

As conversas ter�o como foco "a base para o desenvolvimento pol�tico e as implementa��es legais destas reformas pol�ticas", afirmou ele, referindo-se aos planos relativos � escolha do executivo-chefe, o l�der de Hong Kong, em 2017.

O l�der estudantil Lester Shum confirmou que os estudantes ir�o participar das negocia��es para transmitir sua mensagem ao alto escal�o do governo, mas disse estar "revoltado e decepcionado" pela abrang�ncia limitada esperada nas tratativas.

Os protestos ir�o continuar at� que "medidas pr�ticas tenham sido moldadas entre o governo e o povo", afirmou ele. Quaisquer atos de viol�ncia ou tentativas de retirar os estudantes afetariam as conversas, acrescentou.

Nesta semana os manifestantes relaxaram os bloqueios em algumas ruas importantes do centro da cidade, que concentra bancos, shopping centers de luxo e a bolsa de valores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir