Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-10-2014

Antes e depois dos locais afetados pela seca em MG
Moradores usam a internet para mostrar pontos cr�ticos da estiagem. Queda � percept�vel em S�o Jo�o Batista do Gl�ria e S�o Jos� da Barra.
Antes e depois dos locais afetados pela seca em MG
Foto: g1.globo.com

A estiagem e a consequente seca que atinge o Sul de Minas tem feito com que imagens impressionantes apare�am a todo o momento. Onde antes se via abund�ncia de �gua e paisagens de tirar o f�lego de turistas e moradores, o que agora se v� � um cen�rio de desola��o. Por causa dessa situa��o, moradores de cidades como Passos (MG) e S�o Jo�o Batista do Gl�ria (MG), onde passa o Rio Grande e S�o Jos� da Barra (MG), onde fica a barragem da Hidrel�trica de Furnas, t�m inundado as redes sociais com fotos que mostram a gravidade da situa��o.

Pensando nisso, um t�cnico de enfermagem que mora em S�o Jo�o Batista do Gl�ria criou uma comunidade onde os moradores da regi�o podem postar fotos e mostrar a situa��o dos pontos nas cidades onde vivem. O "Amigos do Rio Grande" � atualizado diariamente com novas imagens e j� recebeu cerca de mil curtidas.

"Eu tive a ideia porque estava colocando as fotos no meu perfil e ent�o quis fazer uma forma com que as pessoas pudessem ir compartilhando. Eu nunca vi algo assim, com quem a gente conversa fala o mesmo. J� esteve baixo antes (o n�vel), mas nunca desta forma", diz Alex dos Reis Garcia.

Al�m das imagens que mostram o antes e o depois de locais que sofrem com a seca, agora a comunidade tamb�m tem recebido den�ncias de pessoas que est�o desperdi�ando �gua, seja para lavar a cal�ada ou a garagem. Para o criador da comunidade, muita gente ainda n�o tem a no��o da gravidade da situa��o.

"Outro dia um vizinho aqui da minha rua rompeu um cano e deixou a �gua l� escorrendo o dia todo, sem tomar nenhuma provid�ncia. Tem muita gente desperdi�ando �gua. Tenho um rancho na zona rural e l� a �gua est� longe. Nem estou querendo ir mais l�. Muita gente tamb�m n�o est� indo", comenta Alex.

Rod�zio de �gua
Por causa da queda do n�vel do Rio Grande, moradores de pelo menos 10 bairros de Passos (MG) come�aram a enfrentar um rod�zio de �gua no final do m�s de setembro. Segundo o Servi�o Aut�nomo de �gua e Esgoto (SAAE) de Passos, �rg�o respons�vel pelo abastecimento na cidade, os dois sistemas de capta��o do munic�pio estavam comprometidos.

Devido � estiagem, o n�vel do Rio Grande havia ca�do de 8 metros para menos da metade. Segundo o diretor-adjunto do Saae, Carlos Batista Bonfim, informou ao G1, a melhora no tempo e uma maior conscientiza��o da popula��o fez com que o rod�zio fosse suspenso temporariamente nos �ltimos dias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir